O IGTV foi renovado e ganhou interface muito mais próxima dos aplicativos concorrentes Tik Tok e Snapchat. Dessa forma, a ferramenta do Instagram recebeu design mais limpo e sugestão de conteúdo com foco no comportamento dos usuários.

Isso significa que a plataforma deixou de se basear no antigo sistema de categorias “Para você”, “Seguindo” e “Popular”. As guias foram substituídas por apenas dois botões: um para busca e outro para upload de vídeos.

Enquanto isso, os conteúdos sugeridos podem também ser controlados: para deixar de ver algo, basta pressionar o dedo sobre o post indesejado e tocar sobre a opção: “Ver menos publicação como essa”. Assim, o vídeo escolhido ficará automaticamente borrado, e postagens de temas semelhantes deixarão de exibidas.

O IGTV também abandonou o deslizamento na horizontal, ou seja, agora seu feed aparece em formato de grade à medida que a tela é deslizada na vertical. A expectativa é que essa versão possa garantir uma experiência mais simplificada para os usuários de modo geral.

IGTV ganha interface mais simplificada. (Fonte: TecMundo/Camilla Silva)

Mudanças para elevar alcance

A nova proposta também funciona como tentativa de fazer o IGTV ganhar mais visibilidade em meio aos apps concorrentes de maior sucesso, como é o caso do Tik Tok e Snapchat. Lançada há quase um ano, a plataforma de vídeo do Instagram foi recebida inicialmente com elevada expectativa. Mas ao longo do tempo foi perdendo força, ao contrário do popular “stories” – função “copiada” do Snapchat.

Em relação ao próprio Instagram, o IGTV fica muito atrás quando o assunto é números de usuários. A rede social tem cerca de um bilhão de downloads, enquanto a função com foco em conteúdo de vídeo está apenas na “casa” dos milhares. A justificativa poderia estar no fato de o recurso ser integrado ao Instagram, mas é bem evidente que o IGTV ainda está longe de ser popular.