Firefox para Android será aposentado e substituído por novo navegador

1 min de leitura
Imagem de: Firefox para Android será aposentado e substituído por novo navegador

A versão para Android do navegador Mozilla Firefox será aposentada e substituída por um novo aplicativo chamado Fenix. Esse processo, que deve durar vários meses até ser finalizado, foi detalhado em um documento da organização responsável pelos browsers.

A ideia da Mozilla é manter o Firefox atual funcionando sem adição de novas funcionalidades até que o Fenix esteja pronto para receber todos os usuários da versão antiga. Quando isso acontecer, a organização irá migrar todas essas pessoas para o novo navegador, que promete ser mais otimizado para dispositivos móveis, usando o motor GeckoView e incluindo a opção de exibir controles na parte inferior da tela.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O documento detalha ainda que o Firefox atual será movido para o canal de suporte estendido da Mozilla no dia 3 de setembro deste ano, indicando que a partir desse ponto ele deixará de receber suporte a novas funções e tecnologias da web, ficando restrito às correções de bugs e falhas de segurança.

O que ainda não sabemos é quando a Mozilla vai lançar a versão final do Fenix ou quando o suporte ao Firefox tradicional será completamente encerrado. De acordo com o documento, essas medidas foram tomadas exatamente para diminuir o custo de manutenção do suporte, o que pode significar que o Firefox para Android será definitivamente aposentado em 2020.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.