Android Q terá “3D Touch” nativo com sensibilidade à pressão na tela

1 min de leitura
Imagem de: Android Q terá “3D Touch” nativo com sensibilidade à pressão na tela

De acordo com informações do desenvolvedor identificado no Twitter como Till Kottmann, a Google estaria trabalhando em dar suporte nativo no Android Q a uma espécie de “3D Touch”, mais ou menos nos mesmos moldes que a Applemostrou em seus iPhones em 2014.

O recurso se chama, na verdade, “Depp Press”, algo como “toque profundo” em português. O desenvolvedor especializado em engenharia de software reversa identificou um segmento de código nas versões prévias do Android já disponibilizadas pela Google na web. Contudo, não há informações sobre o que exatamente esse recurso poderia ativar ou desencadear.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Dessa forma, não sabemos ao certo para que a Google usaria esse Deep Press no Android Q, mas existe a possibilidade de a empresa simplesmente copiar o que a Apple vem fazendo em seus smartphones e relógios inteligentes.

3d touch3D Touch é uma tecnologia largamente ignorada pelos usuários do iOS em iPhones (fonte: Apple)

É interessante destacar, entretanto, que o 3D Touch em celulares não é exatamente um recurso popular. Usuários raramente usam o toque com mais pressão fora das situações nas quais eles são obrigatórias dentro do iOS. A própria Apple reconhece o fracasso dessa tecnologia no reino dos smartphones ao não inclui-la nos recentes iPhones Xr, que hoje usam um truque de software para emular o recurso.

Google estaria perdendo tempo na padronização de algo pouco útil como uma cópia do 3D Touch

Dito isso, será mesmo que a Google estaria perdendo tempo na padronização de algo pouco útil como uma cópia do 3D Touch? Nesse cenário, podemos imaginar que a empresa tenha encontrado alguma forma mais criativa de usar o Deep Press que não seja mostrar menus secundários ou atalhos. Atualmente, essas coisas já são resolvidas com toques longos. Algumas marcas como Huawei e Samsung já experimentaram e até hoje usam telas sensíveis à pressão, mas não para simular um 3D Touch.

Till Kottmann especula que a novidade pode ser um recurso de Machine Learning que a Google tenha desenvolvido para detectar pressão mesmo em telas que tecnicamente não conseguem perceber esse tipo de dado. Caso isso se confirme, todos os smartphones que forem atualizados para o Android Q no futuro poderão contar com o Deep Press, independente do hardware que tenham em suas telas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.