O modo “Picture-in-Picture” (ou PiP) já é um recurso popular no YouTube em sua versão desktop. Inicialmente, ele continuava rodando em uma pequena tela dedicada a sua escolha enquanto você podia ficar navegando na plataforma de vídeo. Depois, isso evoluiu para que você possa até mesmo deixá-lo rodando no navegador enquanto visita outras páginas, inclusive com a possibilidade de mover a janela.

A primeira versão inicialmente chegou como um diferencial para o YouTube Premium mobile em 2016 e no ano passado foi liberada para não pagantes e em smartphones do mundo todo. O que muda agora é que a a segunda forma do PiP, a que pode flutuar por aí enquanto você vai abrindo outros aplicativos no celular, deve chegar gratuitamente para usuários de todos os países em breve.

youtubeFonte: Android Police

Essa novidade vinha sendo distribuída somente para o pessoal nos Estados Unidos, porém, o Android Police flagrou a opção para desativar o PiP em um telefone na Itália. Embora a página de suporte da companhia de Mountain View ainda mencione somente os assinantes gratuitos em solo ianque, rumores apontam para ampla liberação para vários outros países muito em breve — embora não há data certa para isso acontecer.