Nova ferramenta online usa IA para apagar o fundo de imagens em instantes

1 min de leitura
Imagem de: Nova ferramenta online usa IA para apagar o fundo de imagens em instantes

Se um dia você já precisou remover o fundo de uma foto e não é craque com o Photoshop, sabe que essa tarefa pode ser meio chatinha — e, convenhamos, pode ser trabalhoso mesmo para quem é designer ou conhece ferramentas de edição de imagens. Eis que a inteligência artificial (IA) vem para nos ajudar e agora é possível fazer isso em poucos segundos e com uma ótima precisão.

Software utiliza aprendizado de máquina que antes era destinado apenas a projetos maiores

O endereço Remove.bg oferece o recorte da parte desnecessária de maneira muito simples e rápida. Basta você colocar o endereço da URL ou subir o arquivo que pretender limpar e voilá, em instantes é possível ver e baixar o resultado em PNG — pronto para você colocar outro cenário, objeto ou o que quiser por ali. Não precisa baixar nada, nem fazer registro.

Isso é possível graças às recentes técnicas de aprendizado de máquina, que antes miravam apenas projetos especiais e agora vêm sendo usadas para tarefas de consumo simples. No caso de remover o fundo de uma imagem, já existem alguns algoritmos de código aberto que podem lidar com essa tarefa específica. O software simplesmente os converteu em um utilitário online gratuito.

Embora algumas das “limpezas” de fundo cortem um pedacinho ou outro do que não deveriam e haja uma perda de qualidade da imagem, os resultados costumam ser bem satisfatórios.

zuckerbergFonte: Remove.bg

Já existem outros aplicativos que contam com mecanismos semelhantes, mas para funções diferentes, a exemplo do Deepart.io, que aplica estilos a um conteúdo, e o LetsEnhance.io, que usa a IA para melhorar a qualidade das imagens. E, como toda a ajuda para otimizar nosso tempo é bem-vinda, o Remove.bg vem em boa hora.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.