Windows 10 estaria rastreando atividade de PCs sem permissão [ATUALIZADO]

2 min de leitura
Imagem de: Windows 10 estaria rastreando atividade de PCs sem permissão [ATUALIZADO]

De acordo com o que descobriu um usuário do Reddit, o Windows 10 está coletando dados acerca de toda a atividade dos usuários do SO em seus computadores, mesmo sem permissão. Além disso, quando você solicita a limpeza do seu histórico diretamente pela tela de Configurações do Windows, todos os seus dados continuam armazenados nos servidores da Microsoft.

Esse problema foi verificado por centenas de pessoas no próprio Reddit e por vários veículos da imprensa especializada, inclusive pelo TecMundo. E você pode fazer essa verificação e descobrir se a Microsoft também está registrando cada clique, aplicativo aberto ou página acessada no seu navegador.

Antes de qualquer coisa, acesse as Configurações do Windows por meio do Menu Iniciar e escolha “Privacidade”, bem no fim da lista. Na nova tela, procure a seção “Histórico de atividades” no menu lateral e clique nela.

microsoft

Se a sua janela estiver como a nossa, com a opção “Enviar meu histórico de atividades à Microsoft” desmarcada, o Windows 10 não deveria enviar suas informações para os servidores da empresa. Contudo, se você conferir o Painel de Privacidade da Microsoft, por meio do seu navegador, as chances são de que todos os seus registros de atividades estejam armazenados por lá.

Clique no link a seguir para ir diretamente ao Painel de Privacidade. Talvez seja necessário fazer login com a mesma conta que você tem registrada no Windows 10. Depois disso, volte aqui e clique novamente no link acima.

Nós conferimos esses registros, e eles realmente batem com o que nós temos feito nos nossos computadores por aqui, indicando que a nossos registros estavam sendo coletados sem permissão prévia.

microsoft

Na parte superior dessa tela, você consegue selecionar “Histórico de atividade” e conferir um por um os dados que a Microsoft coletou sobre você recentemente. Isso pode incluir localização, apps abertos e até informações sobre o que você fez dentro desses apps, dependendo das suas opções de privacidade no Windows 10.

Curiosamente, se você clicar em “Limpar histórico de atividade” dentro das configurações do Windows, suas informações não são deletadas dos servidores da Microsoft, apenas do seu computador.

Para conseguir realmente eliminar seus dados de atividades dos servidores da empresa, é necessário acessar o Painel de Privacidade e limpar cada um dos tópicos de privacidade mostrados ali.

O que diz a Microsoft

Em contato com o TecMundo, a Microsoft negou que as informações presentes no Painel de Privacidade sejam as mesmas coletadas pelo Windows 10. Dessa maneira, a empresa afirma que trata-se apenas de um problema de nomenclatura que será resolvido em breve. Confira o comunicado oficial.

“A Microsoft está comprometida com a privacidade do cliente. Somos transparentes com relação aos dados que coletamos e usamos em benefício do cliente e fornecemos controles para que ele possa gerenciar os dados. Neste caso, o termo "histórico de atividades" é usado tanto no Windows 10 quanto no Painel de Privacidade da Microsoft. Os dados do “Histórico de Atividades” do Windows 10 são apenas um subconjunto dos dados exibidos no Painel de Privacidade da Microsoft. Estamos trabalhando para resolver esse problema de nomenclatura em uma atualização futura”.

A empresa também explicou como desabilitar a coleta de informações de uso do Windows 10. O primeiro passo é exatamente o mesmo processo que descrevemos no início desta notícia, mostrado na primeira captura de tela que você vê de cima para baixo. O segundo passo seria o seguinte:

microsoft

Em Configurações-> Privacidade-> Diagnóstico e comentários: assegure-se de que os dados de diagnóstico estejam definidos como “Básico” (saiba mais aqui).

Esta notícia foi atualizada às 17h52 de 13/12/18 para incluir o comunicado da Microsoft e demais informações logo a seguir.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.