Ferramenta usa inteligência artificial para recriar rostos humanos

1 min de leitura
Imagem de: Ferramenta usa inteligência artificial para recriar rostos humanos

AI Portraits é um serviço que utiliza inteligência artificial para criar um retrato completamente novo baseado na imagem do rosto de alguém – inclusive no seu. É possível utilizar a ferramenta no site https://aiportraits.com/ e fazer o upload de sua própria fotografia ou de alguma celebridade para ver o resultado.

Segundo o site explica, o AI Portraits usa Redes Adversariais Generativas: “As imagens geradas por AI Portraits são completamente novas e inspiradas no rosto identificado nas fotos. Não há filtros e efeitos visuais, o retrato é gerado pelos nossos algoritmos de Inteligência Artificial”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Em alguns carros, o resultado é muito bom e a imagem resultante realmente lembra bastante o modelo original

“O AI Portraits foi desenvolvido com o objetivo de criar retratos realistas. O nível de semelhança da imagem gerada é alto, mas deliberadamente não é muito semelhante à imagem inicial, os dados (rostos de atores e atrizes) sobre os quais o modelo foi treinado ressurgem em retratos. A intenção é compartilhar a experiência de ser retratado por um algoritmo de inteligência artificial para descobrir como a IA vê você. Não há vontade de melhorar ou deformar a imagem inicial”, explica o texto do site.

Cara de um, focinho do outro

Em alguns carros, o resultado é muito bom e a imagem resultante realmente lembra bastante o modelo original. Já em outros casos, temos pessoas com algumas deformações estranhíssimas que inevitavelmente lembram as obras aterrorizantes criadas pelo DeepDream da Google.

A publicação Futurism resolveu testar a ferramenta adicionando fotos de celebridades para ver como o algoritmo se comportaria, e o resultado foi esse mesmo: alguns casos ótimos e outros, como o do presidente norte-americano Donald Trump, que poderia estar nos mais horripilantes filmes de terror.

a

Vale lembrar que esse sistema é parecido com o que usao para se criar os deep fakes, aqueles vídeos onde é possível colocar de maneira artificial um rosto sobre a face verdadeira de uma outra pessoa, o que permitiria uma série de falsificações de vídeos que são muito perigosas. As imagens geradas publicadas no site lembrar as colunas de rostos da série “Game of Thrones”, quando a personagem Arya está treinando com os Homens sem Rosto para se passar por outras pessoas – nada muito distante do que o que realmente pode acontecer.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.