Microsoft desenvolve IA capaz de criar caricaturas a partir de fotos

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft desenvolve IA capaz de criar caricaturas a partir de fotos

O Grupo de Computação Visual do Microsoft Research Lab localizado em Pequim, na China, criou uma inteligência artificial que faz algo bem específico: cria caricaturas incríveis a partir de uma simples fotografia. Os responsáveis pelo projeto são os pesquisadores Jing Lao, da Universidade da Cidade de Hong Kong, Lu Yuan, da Microsoft, e Kaidi Cao, estagiário da graduação em Stanford.

Chamada de CariGANs, ela foi treinada com milhares de desenhos feitos à mão e está equipada com duas redes gerativas adversárias (GAN, na sigla em inglês): a CariGeoGAN, que identifica detalhes geométricos do rosto exibido na foto para mapeá-lo, e a CariStyGAN, que aplica sobre a imagem um estilo artístico a fim de transformá-la na caricatura de fato.

CariGANsCariGANs

Além de mapear fotos estáticas, a CariGANs é capaz de analisar um vídeo, capturar quadros das imagens e produzir caricaturas a partir disso, o que torna o resultado ainda mais interessante.

CariGANsA CariGANs captura imagens de um vídeo para transformá-las em caricatura. (Fonte: Cao, Liao e Yuan)

Os responsáveis pela CariGANs entendiam que ela deveria capturar a essência dos traços físicos de uma pessoa e exagerá-los para criar uma caricatura e submeteram a testes para verifica se isso ocorria. Como indicam as imagens que ilustram esta publicação, o resultado é positivo e comparável a desenhos feitos por seres humanos.

Os testes concluíram, ainda, que a caricatura criada pela IA foi considerada melhor do que aquelas feitas por artistas de verdade em 22,95% dos casos. A porcentagem pode ser considerada baixa, mas lembre-se que estamos falando de uma máquina criando sozinha desenhos que podem perfeitamente confundir as pessoas.

CariGANsA IA avalia traços de um rosto para torná-los mais expressivos antes de aplicar uma camada artística. (Fonte: Cao, Liao e Yuan)

Aplicações

O uso desse tipo de recurso pode ser útil não apenas para criar caricaturas e animações automaticamente, mas para fazer o processo reverso: a inteligência artificial aqui pode mostrar como seria o rosto real de um personagem desenhado. A CariGANs IA será apresentada oficialmente em dezembro, durante a SIGGRAPH Asia, que acontece em Tóquio.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.