No ano passado (2017), a Microsoft lançou seu quarto bot de bate-papo com inteligência artifical, a Ruuh. À época, ela só podia ser acessada por usuários da Índia. Antes disso, a Microsoft já tinha lançado outros três chatbots, entre eles a Xiaoice, versão da Cortana especial para o mercado chinês.

Inicialmente, trocar uma ideia com a Ruuh era possível apenas efetuando login na conta do Facebook Messenger ou, posteriormente, na conta do Skype.

Agora a Microsoft acaba de liberar a interação direta com a Ruuh através do celular, sem a necessidade de usar contas de terceiros. Basta acessar Ruu.ai e clicar em "Chat with Ruuh" para iniciar o bate-papo. O site lembra o histórico da conversa, e você pode sempre continuar de onde parou. Se quiser iniciar uma nova conversa, é só tocar nos três pontinhos no canto superior à direita e em "Forget Me". Isso apagará todo o diálogo anterior, permitindo começar tudo novamente.

Vale lembrar, porém, que a Ruuh só entende e escreve em inglês. Não adianta tentar em outro idioma, senão ela fica confusa, ok?

O site ainda está em desenvolvimento e pode apresentar problemas ocasionais. A Microsoft ainda não anunciou o serviço oficialmente, então é possível que os bugs estejam sendo corrigidos.

Nós testamos o acesso pelo computador, mas dessa forma só é possível iniciar o chat via conta do Skype ou Facebook Messenger. Para quem se comunica bem em inglês, a Ruuh pode se tornar uma grande "amiga", pois ela "fala" bastante!