O rumor surgido no início da semana de que a versão para Android de Fortnite não seria distribuída via Play Store foi confirmado hoje (3). A Epic Games, desenvolvedora do jogo, confirmou ao site Eurogamer que será preciso baixar manualmente o APK do game direto do site oficial para jogar.
Mas por que não simplesmente fazer como a grande maioria dos jogos, inclusive aqueles distribuídos por grandes empresas e colocar o título para baixar na Play Store? A resposta é simples: evitar a taxa de 30% cobrada pela Google sobre qualquer transação realizada por meio de sua loja oficial.
Nossos vídeos em destaque
Fortnite para Android não será distribuído por meio da Play Store.
Vale lembrar que Fortnite é gratuito para baixar, mas oferece uma série de microtransações, a forma como os seus criadores ganham dinheiro com ele. Se um game é distribuído por meio da Play Store, essas microtransações internas (como venda de armas, armaduras e outros itens de jogo) deixam 30% do valor de cada negociação com a Google.
“Este é um custo alto em um mundo onde os 70% dos desenvolvedores de jogos devem cobrir todos os custos de desenvolvimento, operação e suporte de seus jogos”, explicou a empresa. “E ele é desproporcional ao custo dos serviços que essas lojas oferecem, como processar pagamentos, banda para download e serviço de atendimento ao cliente.”
O Fortnite conta com uma versão para iOS, mas ele é distribuído pela App Store porque não há como instalar apps “por fora” no sistema da Apple. A Epic Games confirma, entretanto, que teria feito o mesmo na sua versão para iPhones e iPads caso houvesse tal possibilidade.
)
)
)
)
)
)
)