menu
Logo TecMundo
Software

Spotify ajuda o Metallica a decidir quais músicas tocar em cada cidade

A banda não perde tempo e verifica quais de suas canções são mais populares em cada lugar onde faz shows para tentar agradar ainda mais o público

Avatar do(a) autor(a): Rafael Farinaccio

schedule27/07/2018, às 14:25

Spotify ajuda o Metallica a decidir quais músicas tocar em cada cidadeFonte:

Imagem de Spotify ajuda o Metallica a decidir quais músicas tocar em cada cidade no tecmundo

O Spotify, popular serviço de streaming de música, está colaborando com a banda Metallica na hora de montarem o setlist de cada apresentação ao vivo. Para tentar não repetir sempre o mesmo show e tentar criar uma experiência mais personalizada para seus fãs, o grupo de heavy metal norte-americano escolhe as canções que vai tocar de acordo com o gosto do público local e usa o Spotify como ferramenta para isso.

Com o Spotify, dados sobre o consumo de música são acessado com mais velocidade e maior precisão do que antigamente

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Quem contou o “truque” da banda – que comemora essa semana o aniversário de 35 anos do lançamento de seu primeiro álbum, Kill ‘Em All – foi o CEO do Spotify Daniel Ek: “Você tem um artista como o Metallica, que muda o setlist deles de cidade para cidade apenas olhando os dados do Spotify para ver quais as músicas mais populares da cidade”, disse ele. “Nunca antes tivemos condições de tomar tantas decisões informadas e entender seu público assim como podemos fazer agora como artista”.

a

Sabe tudo de música

Com o Spotify, dados sobre o consumo de música são acessado com mais velocidade e maior precisão do que antigamente, quando estudos eram necessários para se obter certos números e isso levava tempo e exigia um grande esforço por parte das empresas envolvidas na pesquisa.

O Metallica é muito atencioso na hora de definir seus setlists. Cada vez que a banda retorna a uma cidade, o baterista Lars Ulrich analisa a última década de apresentações nessa área. Ele muda de seis a oito das músicas dos shows para dar ao público uma experiência diferente. Além de consultar os dados do Spotify, ele também pesquisa as músicas que estão tocando no rádio naquela região.