Supercomputador bate recorde de tempo na criação e análise de dados

1 min de leitura
Imagem de: Supercomputador bate recorde de tempo na criação e análise de dados

Ao contrário do que muitos podem pensar, o desenvolvimento de processadores cada vez mais potentes não serve só para rodar os últimos lançamentos de jogos para PC com o FPS em níveis astronômicos. Além de tornar possível o uso de mais recursos avançados em programas populares, facilitando seu uso, mais poder computacional é útil em outras situações.

Uma delas é a simulação computacional, na qual é montado um algoritmo que leva em conta todos os fatores externos que atuam sobre um objeto, determinando o comportamento dele em situações específicas. Um exemplo comum de utilização é no desenvolvimento de carros de fórmula 1; os protótipos são colocados em um simulador digital antes de serem construídos e testados em túneis de vento reais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Conforme a complexidade do objeto analisado aumenta, cresce a necessidade de poder computacional, para que os resultados sejam satisfatórios e consigam ser obtidos em um tempo aceitável. Para situações como essa, existem supercomputadores como o Trinity, que está no Laboratório Nacional de Los Alamos, nos EUA.

Frequentemente citado em listas que incluem os computadores mais rápidos do mundo, a máquina foi desenvolvida para que informações relacionadas a bombas nucleares fossem processadas com a velocidade necessária.

Como felizmente estamos em um período de relativa paz, parte da capacidade do computador é utilizada em pesquisas científicas de diversas áreas. Dentre elas, está uma desenvolvida por Brad Settlemyer, que trabalha com pesquisas no laboratório de Los Alamos.

Bombas nucleares e supernovas

O estudo da aceleração de Fermi busca analisar a aceleração de partículas dentro de supernovas e nas erupções solares, evento em que uma simulação trabalharia com um número absurdo de dados.

Em colaboração com um físico, Settlemyer procurou uma forma de determinar o nível de energia dessas partículas, em um caso em que são consideradas 1 trilhão delas.

Com o intuito de facilitar o processo, foi desenvolvido um algoritmo que conseguiu criar 1 trilhão de pequenos arquivos em apenas 2 minutos  marca considerada um recorde mundial. A novidade tornou possível a análise, que antes se mostrava inviável, porque os métodos convencionais exigiriam uma capacidade de processamento muito grande.

Da mesma forma que a solução foi utilizada na astronomia, possui capacidades de análise do funcionamento de bombas atômicas. Esperamos que, nesse assunto, tudo se mantenha na área da pesquisa acadêmica.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.