Agora Google Assistente diferencia vozes captadas usando cores distintas

1 min de leitura
Imagem de: Agora Google Assistente diferencia vozes captadas usando cores distintas

Desde a última terça-feira (10) uma atualização do Google Assistente nos smartphones permite que o aparelho consiga captar até três vozes distintas ao mesmo tempo. Essa novidade é identificada ao usuário por meio do uso de cores diferentes da tela do aplicativo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A princípio, a utilização do recurso está limitada aos usuários dos Estados Unidos que utilizam o aplicativo na versão em inglês. Mas tudo indica que em breve a ferramenta deve se estender às outras partes do planeta.

Pluralidade de vozes está alinhada a valores da Google

A utilização das cores no momento de identificar as vozes de comando é feita de modo aleatório pelo próprio aplicativo. A empresa tomou este cuidado para que cores não fossem associadas a determinados gêneros, reforçando estereótipos ou encontrando conflitos por conta dos múltiplos significados que as cores possuem nas mais diversas culturas.

Embora já tenha sido revelado que usuários tendem a preferir assistentes com vozes femininas, a Google foi precursora ao inserir assistentes virtuais com vozes masculinas e pretende seguir dando preferência à pluralidade e à escolha dos próprios usuários, já que a preferência por determinada voz pode ser facilmente configurada no aparelho.

Acúmulo de recursos é foco da Google em seu assistente

No total, estão disponíveis 8 novas cores para 8 vozes diferentes.

A novidade não aparece de modo isolado. O anúncio da novidade chega acompanhada de outras atualizações que parecem avançar na capacidade do sistema operacional de acumular recursos.

Há poucos dias, por exemplo, a Google anunciou uma atualização que torna o Assistente capaz de reconhecer e realizar três comandos de forma simultânea.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.