Essa IA captura movimentos de uma pessoa e os reencena em outra

1 min de leitura
Imagem de: Essa IA captura movimentos de uma pessoa e os reencena em outra

Desenvolvido em parceria por uma equipe de pesquisadores de quatro universidades diferentes, o projeto HeadOn utiliza uma inteligência artificial (IA) para capturar os movimentos e a expressão facial de alguém e criar o que eles chamam de um “retrato virtual”, uma versão digital de outra pessoa que reproduz os movimentos da primeira.

Na prática, a HeadOn reencena o que um ator faz e aplica isso a outros rostos e corpos. Ele é uma evolução de outra tecnologia desenvolvida pela mesma equipe, chamada de Face2Face. Os avanços em relação à versão anterior envolvem o fato de ela agora conseguir reconhecer também movimentos leves do corpo e da cabeça, em adição a boca, olhos e sobrancelhas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Apesar disso, os resultados ainda têm diversas limitações. A natureza digital do vídeo final ainda pode ser percebida com facilidade, por exemplo, e os pesquisadores afirmam que a IA ainda se confunde com cabelos compridos.

Na prática, a HeadOn lembra a função Animoji do iPhone X, que transforma o usuário em um personagem animado capaz de reproduzir os movimentos dele. No entanto, a proposta da HeadOn é de ser utilizada em edição de filmes, o que obriga a tecnologia a ser o mais realista possível. A equipe deve continuar desenvolvendo essa IA e apresentar novos resultados no futuro.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.