IA consegue replicar movimentos de rosto de uma pessoa para outra em vídeo

1 min de leitura
Imagem de: IA consegue replicar movimentos de rosto de uma pessoa para outra em vídeo

Pesquisadores de universidades na Alemanha, França, Reino Unido e Estados Unidos publicaram recentemente os resultados de seu trabalho com Inteligência Artificial e manipulação de vídeo. Com alguns minutos de treino, o software dos cientistas é capaz de replicar com alta precisão e naturalidade os movimentos de cabeça, expressões do rosto e até piscadas feitas por uma pessoa em outra, em vídeos separadamente.

Isso quer dizer que, caso você tenha alguns minutos de vídeo de uma pessoa famosa, por exemplo, é possível usar esse software para fazer com ela “diga” ou pareça dizer qualquer coisa, assumindo que você consiga também manipular a voz do indivíduo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Os pesquisadores criaram o vídeo que você assiste fazendo exemplos desse tipo para mostrar o que é realmente possível replicar usando seu software de IA. Pessoas conhecidas como Barak Obama, Vladimir Putin e Teresa May foram usados nas demonstrações.

De acordo com os criadores, existem diversas possibilidades de aplicação comercial para seu programa, o que inclui a criação de personagens em realidade virtual, dublagem de filmes e pós-produção cinematográfica no geral. Ainda assim, é inegável que uma tecnologia como essa poderia ser utilizada para distorcer palavras de pessoas conhecidas a fim de disseminar mensagens falsas ou mesmo danificar a imagem pública de indivíduos.

Estou ciente das implicações éticas desse projeto

“Estou ciente das implicações éticas desse projeto”, disse Justus Theis, um dos responsáveis pelo projeto ao periódico The Register. “Isso é também uma das razões pelas quais nós publicamos nossos resultados. Acho que é importante que as pessoas conheçam as possibilidades de manipulação de vídeo”, completou.

Ainda não há qualquer conversa sobre a possibilidade de uso comercial desse software, mas é possível imaginar que isso não demore a acontecer, dados os benefícios que ele pode gerar na dublagem de filmes globais, como os produzidos em Hollywood.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.