Ferramenta usa inteligência artificial para visualizar interior de células

1 min de leitura
Imagem de: Ferramenta usa inteligência artificial para visualizar interior de células

Cientistas desenvolveram uma ferramenta que utiliza inteligência artificial para visualizar as estruturas dentro de uma célula, mesmo que só se tenha imagens de seu exterior. A Allen Integrated Cell, disponível gratuitamente online, cria imagens 3D que podem auxiliar os pesquisadores a compreender melhor o desenvolvimento de uma doença.

Essa ferramenta foca em células-tronco, aquelas que ainda não se diferenciaram para dar origem a um determinado tecido. Segundo Greg Johnson, cientista do Instituto Allen, se entendermos melhor o funcionamento interno de uma célula saudável, poderemos compreender o que há de errado em uma célula cancerígena, por exemplo; “isso nos permite retroceder no tempo e observar a evolução da doença, e, com isso, possibilitará o diagnóstico em um estágio inicial”, ele complementa.

Primeiro, os cientistas criaram células cujas estruturas internas (como as mitocôndrias) brilham. Então, eles tiraram milhares de fotos e inseriram em uma máquina que desenvolveu um algoritmo capaz de prever a forma e a localização de cada estrutura em qualquer célula.

1

Existem outras formas de estudar essas minúsculas unidades. O tipo mais simples e barato é a microscopia em campo claro, que, de acordo com Johnson, é como olhar para a água da lagoa através de um microscópio; obtém-se uma imagem muito brilhante com alguns pontos escuros, que são estruturas internas. Não há muitos detalhes, o que dificulta entender a complexidade da célula.  Outros métodos envolvem o tingimento das organelas, mas o custo é elevado, e elas se deterioram rapidamente.

Portanto, a criação desse novo método de obter imagens é importante, porque permitirá que os pesquisadores as estudem de maneira mais eficaz e barata. Johnson diz: "isso significa que podemos produzir muitas imagens e observar a dinâmica das organelas por um período longo, o que não era possível anteriormente”.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.