Que a música nos acompanha em todo o tempo não temos dúvidas. Desde a hora de despertar até aquela playlist estratégica para acalmar os nervos e dormir. Um fato comum à grande maioria, certo? Que bom, concordamos que o som é essencial para nos mover.

Para ajudá-lo a melhorar sua organização musical e explorar, ao máximo, suas experiências positivas com os fones de ouvido, preparamos este guia a fim de deixar seu Spotify e mais alinhado com seus gostos.

1. Crie uma playlist pocket

Trate essa lista como um espaço onde você depositará tudo o que ouviu recentemente, mas ainda não tem certeza se é bom o suficiente para ser colocado naquela lista querida e intocável.

Sempre que ouvir algo bom na rua ou receber uma recomendação de amigos, inclua as músicas nessa playlist. Sempre temos aqueles momentos em que gostamos de algo bem modinha, mas logo logo deixamos de gostar. É esse tipo de música que orientamos você a colocar na Pocket List.

Ter um espaço reservado para conteúdos efêmeros evita que enchamos nossas outras listas com lixos desnecessários que incomodam a boa experiência. Ah! Quando essas músicas se tornarem importantes o suficiente, migre-as para as playlists oficiais.

2. Abra suas playlists para colaboração

Pode confessar, você tem um amigo com um bom gosto para música de dar inveja. E quando esses gostos casam com os seus? É mais incrível ainda!

Pois bem, se você sempre gosta do que seu parceiro escolhe, por que não dar liberdade para ele contribuir com a sua biblioteca? É simples: clique com o botão direito em cima do nome da playlist que deseja abrir para colaboração, depois selecione playlist colaborativa. Isso a abrirá para outros amigos. Depois, clique novamente na playlist e compartilhe com o amigo curador, para que ele tenha esse espaço de contribuição.

É sempre bom ouvir novas indicações  e melhor ainda quando elas vêm de alguém que nos conhece tão bem.

3. Agrupe suas playlists

Às vezes, queremos ouvir conteúdos de várias playlists ao mesmo tempo. Mas, normalmente, precisamos ouvir um de cada vez. Para isso, o Spotify tem uma função de agrupamento de pastas, que permite unir todas as listas em uma só, facilitando seus gostos.

Nesse caso, é interessante organizar as coisas por assunto. Exemplos: músicas para malhar, músicas para trabalhar etc. É simples! Vá até os três pontinhos, no canto superior esquerdo e clique. Escolha a opção Arquivo > Nova Pasta de Playlist. Dê um nome a ela e adicione as playlists que desejar.

4. Use filtros

Se você for um hard user e tiver listas de reprodução gigantes, está na hora de rever como está a organização delas. Isso é especialmente importante quando você precisa encontrar algo.

Você pode classificar as músicas clicando no ícone de cenoura, e todo o seu conteúdo daquela lista será ordenado conforme as suas escolhas: por ordem alfabética, por data de reprodução ou semelhantes. 

5. Limpe seus arquivos locais

O app do Spotify para PC está programado para varrer algumas pastas do seu PC e adicionar as músicas que estão nelas à plataforma. Mas nem sempre gostamos do que temos no PC.

Para evitar esses arquivos indesejados, vá até as suas pastas de música e retire tudo o que não presta de lá. Reúna o que é bom e deixe em uma única. Volte ao Spotify e selecione essa nova pasta. Prontinho!

Coloque a mão na massa e deixe seu player mais organizado e com a sua cara. Tem alguma outra dica? Compartilhe com a gente nos comentários!