Você, jovem, que já nasceu imerso na era do MP3 e das plataformas de streaming de áudio digital, tem ideia do que era ouvir música a partir de fitas cassete? Talvez sequer saiba do que se trata, e na febre de lançamento do filme “Vingadores: Guerra Infinita”, vale lembrar do Senhor das Estrelas de “Guardiões da Galáxia” e sua mixtape com os melhores hits dos anos 1980.

Se você quer saber qual era a sensação de ouvir uma fita cassete naquele walkman surrado ou no famoso microsystem, ou ainda melhor, se você que já passou dos 30 e quer matar a saudade de áudio de baixa qualidade – mas sem dúvida extremamente nostálgico –, basta acessar o site WebCassete, criado pela Klysmafax, onde é possível subir canções em MP3 e desfrutar do melhor som estilo anos 1980 e 1990.

aA interface do WebCassette

Do presente para o passado

Ao acessar o site em qualquer navegador, você pode fazer o upload de alguma faixa no formato MP3 e conferir como ela fica na versão fita cassete. O painel de controle da plataforma mostra uma fita – inclusive com os rolinhos magnéticos que vão diminuindo de um lado e aumentando do outro conforme a música é tocada.

Alguns comandos podem ser ativados para alterar a qualidade da música, como efeitos Dolby, qualidade da fita (lembra que, quanto mais vezes gravávamos áudio sobre áudio, pior ela ficava?), qualidade do motor e do cabeçote do player. Tudo isso afeta como o áudio vai sair e quão nostálgica vai ser a experiência do usuário. Está esperando o que para voltar para a época das fitas cassete?

Cupons de desconto TecMundo: