Vários experimentos da NVIDIA com redes neurais e inteligência artificial vêm chamando a atenção recentemente, especialmente quando eles envolvem manipulação de fotos e vídeos. Foi assim com a tecnologia que cria rostos novos baseados em celebridades reais e também com a capacidade de modificar a estação do ano de uma imagem.

Agora, a NVIDIA mostrou mais um exemplo dos avanços que está fazendo nessa área. Trata-se de uma técnica de visão computacional capaz de restaurar fotos que tiveram partes apagadas. O vídeo divulgado mostra vários resultados impressionantes de rostos e paisagens sendo facilmente alterados. Ela consegue remover a estrada de um cânion ou as rugas de um homem idoso, por exemplo.

Métodos semelhantes ao demonstrado não são exatamente novos, mas eles ainda costumam exigir bastante intervenção humana de pós-produção para alcançar os mesmos resultados que a IA da NVIDIA consegue sozinha. Além disso, elas não são treinadas para conseguir fazer isso com pedaçõs retirados de forma irregular. Os pesquisadores da companhia publicaram um artigo com todos os detalhes técnicos do trabalho.