Inserir emojis em uma conversa pelo smartphone costuma ser bem fácil, já que os teclados de celulares normalmente oferecem um botão dedicado às imagens. Mensageiros populares, como o WhatsApp e o Messenger, também dão uma opção para abrir o menu de emojis durante o uso. No entanto, isso nem sempre acontece quando estamos usando um computador mais tradicional.

Nesses casos, o processo é um pouco mais complicado e costuma envolver a ativação de um teclado virtual do sistema operacional. É isso que o Google quer resolver em uma futura atualização do Chrome. O acesso facilitado aos emojis já está em testes na versão Canary do navegador, feita para desenvolvedores. Por enquanto, eles só podem ser acessados no macOS, mas devem chegar também ao Windows e ao Linux.

Caso você queira testar a nova função, é preciso baixar a versão Canary do Chrome clicando aqui, abrir as ferramentas experimentais no endereço chrome://flags, buscar por “emoji” e selecionar a opção “Enabled” que fica na coluna direita. Para usá-los, clique com o botão direito em qualquer caixa de texto e escolha “Emoji” no menu.

Assim como várias das novidades que são testadas pelo Google no Chrome, não há nenhum tipo de previsão para quando essa ferramenta será implementada na versão estável do navegador.