Aprenda a ativar o painel de emoji no Windows 10

1 min de leitura
Imagem de: Aprenda a ativar o painel de emoji no Windows 10

Seria ótimo se, assim como no celular, o teclado do computador tivesse uma tecla dedicada para o painel de emoji, mas infelizmente ainda não contamos com essa facilidade. Mas existe um jeito bem fácil de adicionar emoji ao seu texto no Windows 10: basta você apertar a tecla Windows + vírgula ou Windows + ponto final para visualizar o painel. Simples não? Esse tutorial acabaria por aqui se não fosse por um detalhe: você só consegue usar esse recurso se o idioma do seu Windows 10 estiver em inglês. Se esse não for o seu caso, existe uma forma de configurar o sistema operacional para habilitar a função. Confira:

Importante: o recurso é uma novidade da atualização Fall Creators Update, que a Microsoft liberou em outubro de 2017. Portanto, esse “truque” que vamos ensinar só funciona em Windows 10 atualizado com essa versão.

1. Você vai precisar acessar o Editor de Registro do Windows pressionando simultaneamente as teclas Windows + R. Quando a caixa de diálogo abrir, digite regedit.exe e clique em OK.

2. Você vai ver a pasta Computador e vai ter que navegar pelo seguinte caminho:  Computer\HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Input\Settings

Se preferir, copie e cole o endereço acima para acessar mais rapidamente a pasta em que vamos trabalhar para ativar o seu painel de emoji.

3. No lado direito da pasta Settings, você vai ver diversos arquivos listados por nome, registro e dados. Um pouco mais a direita tem um espaço vazio. Clique nesta área com o botão direito do mouse para criar um novo registro Valor DWORD (32 Bits) intitulado EnableExpressiveInputShellHotkey

Dica: esse registro pode ser renomeado posteriormente também, caso você se esqueça de copiar o nome acima.

4. Último passo: clique com o botão direito sobre o novo registro que você acabou de criar e altere Dados do Valor para 1. Agora você já pode fechar o Editor de Registro.

Voilá! Vá até algum editor de texto para testar se o painel de emoji já está aparecendo quando você digitar o atalho Windows + ponto final ou vírgula.

Você também pode digitar na barra de endereços do navegador, enfim, qualquer espaço para escrever um texto e adicionar os emojis.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.