A Google costuma utilizar seu laboratório de inteligência artificial em diversas searas criativas, como música e ilustração. Aqui, a Scrying Pen usa algoritmos treinados por meio do sketch-rnn, uma rede neural treinada a partir de milhões de rabiscos coletados no game Quick, Draw!; e te ajuda a completar o desenho, analisando o que você fez e enviando várias sugestões.

scrying pen google

Para testar, é simples, basta entrar na página e começar a compor os traços, enquanto várias linhas verdes mostram “o passado e o futuro” de seu desenho — cabe a você escolher se vai aceitar as combinações ou partir para um caminho diferente. É possível selecionar orientações para modelos de vários objetos, plantas e animais, com ambulância, flor, gato, entre outros. Ou simplesmente rabiscar à vontade, à mão livre.

scrying pen google

O experimento foi desenvolvido por Andy Matuschak. Ainda que pareça bobinho e não seja o ideal para você criar ilustrações rebuscadas, a iniciativa é muito interessante para quem gosta de saber como funciona o processamento de uma IA.