A prefeitura da cidade de São Paulo lançou hoje (02) seu próprio app de transporte de passageiros, o SPTaxi. A ferramenta foi desenvolvida para servir como uma opção mais econômica tanto para motoristas quanto para passageiros.

Isso porque, de acordo com a prefeitura da capital paulista, os taxistas não pagarão nenhuma taxa para utilizar a ferramenta e poderão reverter o dinheiro extra em descontos de até 40% para os passageiros. Diferente de outros apps de taxi, o SPTaxi permitirá que o próprio motorista defina quanto de desconto ele deseja oferecer para os passageiros.

Futuramente, os motoristas pagarão uma taxa para usar o SPTaxi a fim de ajudar a manter a estrutura criada pela prefeitura.

O serviço já está em operação em São Paulo e está utilizando a frota de táxis da cidade. Segunda prefeitura, quanto motorista que esteja com alvará e com o Cadastro Municipal dos Condutores de Táxi em dia poderá se inscrever no serviço.

Para o usuário, o SPTaxi é basicamente mais um app de transporte. Ele funciona exatamente nos mesmos moldes de Easy Taxi, 99, Uber, Cabify e outros. É possível calcular o valor da tarifa antes solicitar a corrida, e o pagamento pode ser feito no cartão ou no dinheiro.

A prefeitura de São Paulo ainda deve utilizar os dados gerados pelo app, tais como os trajetos e percorridos pelos motoristas, para analisar o funcionamento do sistema de táxi na cidade. Ainda assim, a administração do município ainda não revelou exatamente que ações espera poder tomar ao conferir essas informações. Outro detalhe interessante é que os motoristas poderão reportar buraco, falta de sinalização e lixo nas vias públicas diretamente pelo smartphone.

Cupons de desconto TecMundo: