Uma nova fraude foi descoberta em um suposto game para Android. O app enganava seus usuários logo no momento da primeira inicialização e tentava “roubar” o dinheiro das vítimas através do recurso de assinaturas semanais que a Play Store oferece para desenvolvedores. Em outras palavras, o jogo tentava enganar pessoas distraídas e fazer com que elas comprassem uma assinatura de 5,49 (R$ 22) euros por semana sem perceberem.

O golpe funcionava de seguinte maneira: logo depois da instalação, quando a pessoa abria o app pela primeira vez, a ferramenta mostrava duas janelas de configuração, nas quais o usuário poderia configurar o visual do seu personagem no game. Acontece que essas janelas de configuração foram desenvolvidas para terem exatamente o mesmo design da janela popup de compras ou assinaturas que Google Play Store mostra quando você clica em “comprar” ou “Assinar” dentro de algum jogo ou app. A intenção dos criminosos com isso era fazer com que as vítimas fossem distraídas com as duas primeiras janelas e clicassem na terceira sem ler atentamente o conteúdo.

androidauthority

Não demorou muito para que os usuários percebessem a fraude e denunciassem a prática nos comentários. A Google fez a remoção do app de sua loja, mas ele chegou a ser baixado mais de 50 mil avezes antes da criadora do Android tomar alguma atitude. Infelizmente, não sabemos quantas pessoas podem ter sido afetadas pelo golpe nem quanto dinheiro os criminosos podem ter conseguido.

Cupons de desconto TecMundo: