Inteligência artificial sabe pelo seu rosto se você está apto a dirigir

1 min de leitura
Imagem de: Inteligência artificial sabe pelo seu rosto se você está apto a dirigir

A Affectiva, uma startup de reconhecimento facial, revelou um novo software de inteligência artificial capaz de identificar emoções no rosto de motoristas, além de níveis de energia e distração. A ideia é que o programa seja usado em veículos para prevenir acidentes relacionados ao sono e outras coisas que possam afetar a habilidade de quem dirige.

Essa tecnologia poderia funcionar também com carros semiautônomos, que passam a funcionar sozinhos sem depender de você caso ele perceba que não há condições emocionais para você dirigir

Montadoras de veículos vão poder equipar seus carros com câmeras e sensores, e usar o software da Affectiva para a segurança de quem dirige, dos passageiros e até de pedestres. Seu carro, munido do software e decâmeras, pode detectar se você não está parecendo bem, se dormir no volante ou se está muito chateado ou irritado para se concentrar na condução.

Essa tecnologia poderia funcionar também com carros semiautônomos, que passam a funcionar sozinhos sem depender de você caso ele perceba que não há condições emocionais para você dirigir. Resumindo, o carro assumiria o controle se você não puder dirigir. O programa aprendeu a detectar emoções a partir de bancos de dados com mais de seis milhões de rostos de mais de 87 países – e ainda aprende sempre a cada novo motorista que encontrar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.