Aparelhos Google Nexus 5X e 6P não receberão o Android P

1 min de leitura
Imagem de: Aparelhos Google Nexus 5X e 6P não receberão o Android P

Os aparelhos Nexus, desenvolvidos pela Google, sempre foram os primeiros a receber atualizações para novas versões, mas o ciclo para os modelos Nexus 5X e 6P chegou ao fim. Após a exclusão dos aparelhos da lista de suporte para as versões preview do Android P, agora a empresa anunciou que eles não vão receber a nova versão.

Nexus 5XNexus 5X

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Quando lançados, em setembro de 2015, eles possuíam uma garantia de atualização para novas versões do Android por 2 anos, além das atualizações de segurança por 3 anos, ou 18 meses a partir do fim da comercialização.

Conforme prometido, os aparelhos continuarão a receber atualizações mensais de segurança no mínimo até novembro de 2018. Após esse período, é possível que ainda recebam atualizações, mas não existe garantia.

Os tablets Pixel C também não receberão a nova versão do sistema, deixando o ecossitema da Google sem nenhum tablet próprio disponível.

Atualmente, a linha Nexus foi substituída pelos aparelhos Pixel, que tiveram uma leve mudança de foco no desenvolvimento dos produtos. Antes, a Google firmava uma parceria com fabricantes para a produção de um aparelho topo de linha, que servia como referência de uma determinada versão do sistema operacional. Atualmente, os smartphones Google Pixel são desenvolvidos pela própria empresa e tentam criar um ecossistema próprio de aparelhos Android, incluindo também outros elementos de hardware.

Smartphones Pixel 2Smartphones Pixel 2

Infelizmente, os aparelhos Android, mesmo os desenvolvidos pela própria Google, não têm uma longevidade tão grande quanto os da Apple. Como comparação, o iOS 11, lançado em setembro de 2017, foi disponibilizado até para o iPhone 5s, lançado em 2013.

Isso se deve ao controle que a Apple possui sobre seu hardware e sistema operacional, mantendo tanto o projeto e quanto a fabricação do aparelho sob sua supervisão. Esperamos que, com o Project Treble, disponível nesta nova versão do Android, as atualizações do sistema deixem de ser um problema tão relevante, e a fragmentação que existe hoje seja pelo menos reduzida.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.