Os tablets e smartphones com displays rodando melhor qualidade de imagens em HDR (High Definition Range, ou melhor alcance dinâmico) devem aparecer cada vez mais em maior número nas prateleiras, pois isso faz parte da uma evolução natural da nova geração de aparelhos. E, já antecipando essa tendência, a Google confirmou que o Android P terá um decodificador nativo dedicado para isso.

A notícia foi veiculada junto com o preview do novo sistema operacional da companhia de Mountain View. O codec será o HDR V9, que é bastante acessível para os desenvolvedores. Com o software, os programadores poderão criar mais aplicativos de reprodução audiovisual e promover formatos de alta eficiência para imagens e vídeos, capazes de abrigar o dobro de dados de conteúdo em JPEG — isso com o mesmo tamanho de arquivo.

Vale lembrar que a Apple e a Samsung já estão prontas para oferecer isso em seus produtos e a chegada da Google vem para popularizar de vez o HDR nos próximos lançamentos. O Android P por enquanto está liberado apenas para profissionais do setor e mais informações devem ser anunciadas durante o evento Google I/O, no início de maio.

Cupons de desconto TecMundo: