Ferramenta de busca visual Google Lens começa a operar via Google Photos

1 min de leitura
Imagem de: Ferramenta de busca visual Google Lens começa a operar via Google Photos

O Google Lens é uma ferramenta de busca visual da Google que usa a inteligência artificial e a máquina de aprendizado para reconhecer, analisar e disponibilizar em tempo real as informações das imagens captadas de várias maneiras. Antes exclusiva dos smartphones Pixel, agora já pode ser baixado para qualquer dispositivo Android e também iOS. E atualizações recentes do Google Photos trazem novidades que mostram um pouco do poder do aplicativo.

O uso do software Google Lens é feito por meio do Assistente do Google Fotos

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para utilizar, é preciso acionar o Assistente do Google Photos, que acessa o Google Lens para fazer análises sobre o conteúdo guardado na nuvem do ecossistema da companhia de Mountain View. A partir daí, você pode fazer leitura e tradução de placas, armazenamento de dados de cartões e contratos por meio de fotos, busca de resenhas de livros fotografados, dados sobre artes em museus, comentários e trailers de filmes registrados pelo seu celular, leitura de códigos QR e de barras, reconhecimento de tipos de plantas, raças de cães e até modelos de veículos.

A novidade já havia sido comentada durante o recente Mobile World Congress (MWC 2018), em Barcelona, e por enquanto fica restrita à versão gringa do Google Fotos. Os usuáriosAndroid devem receber o update com o Google Lens aos poucos nos Estados Unidos e ainda não há previsão de quando isso deve acontecer em outras regiões, porém, acredita-se que seja muito em breve. Já quem tem iOS deve ter que aguardar um pouco mais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.