Aprenda a usar o novo ‘editor de prints’ do Google app para Android

1 min de leitura
Imagem de: Aprenda a usar o novo ‘editor de prints’ do Google app para Android

Os screenshots, mais popularmente chamados de ‘prints’ (de print screen), dividem opiniões e até são motivo de certa polêmica quando o assunto é a privacidade online. Afinal, você pode salvar tudo o que está aparecendo na tela do seu smartphone a qualquer momento, sendo seu próprio juiz em relação ao certo ou errado, ético ou não.

Até por isso, nos primórdios do Android essa função só era possível após uma espécie de desbloqueio do seu sistema operacional, o chamado ‘root’. Mas o tempo passou, e o Google parece estar cada vez mais receptivo a esta prática, tanto que na nova versão do seu aplicativo já existe uma ferramenta específica em fase de testes.

A partir da versão 7.21 (ainda Beta), você terá a opção de editar os screenshots tirados antes de salvá-los ou compartilhá-los. A ferramenta é bem simples, permite que você corte apenas a informação que deseja e ainda faça algumas gracinhas gráficas, como desenhar, pintar ou inserir figurinhas.

Você já pode fazer o teste da novidade baixando a versão prévia do app. Ficou com vontade? Então vamos ao passo a passo:

Passo 1

Entre neste link e clique em “Participar dos testes”.

1

1b

Passo 2

Em seguida, entre na sua Play Store, baixe e instale a atualização do Google app que ficará disponível.  

2

Passo 3

Abra o aplicativo, vá em “Configurações” e, depois, em “Contas e privacidade”. Lá você vai reparar uma nova possibilidade de configuração: “Editar e compartilhar capturas de tela”, que você pode ativar ou não. Ative-a.

3

3b

Passo 4

Agora, toda vez que você fizer uma captura de tela (desde que seja dentro do app Google), aparecerá uma janela com as opções “Editar” e “Compartilhar”. Ao clicar em “Editar”, você terá algumas opções, como a utilização de pincéis em sete cores para desenhar sobre a captura de tela...

4

...e também a ferramenta para cortar a imagem do tamanho que deseja antes de salvá-la no álbum do seu smartphone.

4b

E é isso por enquanto. Faça o teste e conte para a gente o que achou da nova ferramenta criada pela segunda empresa mais valiosa do planeta.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.