Entenda como funciona o Android Device Manager e aprenda a configurá-lo

3 min de leitura
Imagem de: Entenda como funciona o Android Device Manager e aprenda a configurá-lo

Android Device Manager é o sistema de localização de dispositivos Android, criado pela Google para monitorar aparelhos roubados ou perdidos e gerenciar seu conteúdo de maneira remota. Esse sistema está presente nas configurações do aparelho e pode ser acessado e gerenciado pela internet ou pelo aplicativo disponibilizado na Play Store.

Se você tem um aparelho Android (celular ou tablet) e quer explorar o recurso, ensinaremos todos os passos a partir de agora. Acompanhe!

Prevenção

Sua avó sempre te alertou, lembra? "Prevenir é melhor que remediar". E quando falamos da segurança das nossas informações, esse conselho vale ouro. Por isso, é muito importante que todos os seus aparelhos sejam bloqueados com senha. Isso evita que alguém os acesse e invada sua privacidade.

Para configurar um bloqueio para a tela, siga Ajustes > Dispositivos > Bloqueio de tela (os caminhos podem variar de acordo com cada dispositivo). Nesse ambiente, você consegue definir uma senha que limita o acesso ao aparelho a quem a conhece. É um caminho simples que evita muitos desgastes e transtornos.

Verifique a segurança

Tudo certo, seu aparelho já tem uma senha, mas você ainda não sabe o quão seguro está. Agora é necessário executar um passo importante, utilizando o recurso de verificação de segurança disponibilizado no seu aparelho. Para acessá-lo, siga Ajustes > Pessoal > Google > Login e segurança > Verificação de segurança (primeiros passos). Lá serão exibidos todos os erros relacionados à segurança do seu aparelho. Corrija os que julgar necessários e continue para os outros passos.

Ative o localizador de dispositivos

Pode ser que por padrão esse recurso já venha ativado no seu aparelho, mas é bom conferir. Ainda dentro das configurações da conta Google, clique em "Segurança" e depois em "Encontre Meu Dispositivo". Na barra superior, você verá o status do serviço. Mantenha-o ativado, pois só assim será possível localizar o dispositivo caso você o perca.

Teste todos os serviços

Não espere perder o aparelho para descobrir se o serviço está funcionando como deve. Lembre-se que para localizar um dispositivo são necessárias algumas condições  que veremos adiante. Vamos ver se está tudo OK.

Baixe o app Localizar Meu Dispositivo na Play Store e faça login com sua conta Google. Assim que o fizer, você terá acesso direto aos recursos. Antes, veja se a localização do seu aparelho é real. Nos nossos testes, ele indicou que o smartphone estava na mão. Você também poderá gerenciar o dispositivo por meio do site.

Reproduzir som

Esta função, quando ativada, faz com que o celular toque durante 5 minutos ininterruptos. Se o aparelho estiver perto, é o suficiente para encontrá-lo. Esse toque é reproduzido no volume máximo, mesmo que ele esteja no modo silencioso.

Bloquear a tela

Esse recurso é muito interessante e serve como comunicação com a outra pessoa que está com o aparelho. Ao ativá-lo, a tela do celular é bloqueada, imediatamente, e a mensagem escolhida surge. Você pode inserir orientação para te ligarem ou um endereço de devolução. Há ainda um campo para incluir o telefone do proprietário.

Apagar dados

Aqui há um recurso um pouco mais delicado, que só deve ser ativado mediante a certeza de que o aparelho não será recuperado mesmo. Isso porque ele cuida de deletar tudo o que está no smartphone, limpando-o por completo.

Pois bem, a situação real será exatamente como você testou, por isso é importante que você teste e veja se está tudo OK.

Dê atenção às configurações preventivas

O recurso é muito bem-vindo, mas não funcionará se o telefone não tiver as demais configurações ativadas. Por isso, orientamos que, sempre que possível, mantenha os recursos abaixo em funcionamento:

  • localizador de dispositivo (como já orientamos);
  • localização;
  • dados móveis;

Além do que mostramos, dentro das configurações do Google do seu aparelho existem outras configurações de segurança e privacidade, que auxiliam para que a experiência seja ainda melhor.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.