Se você ainda não atualizou sua versão do Windows 8, é melhor começar a pensar em como fazê-lo. Isso porque o dia de ontem (9) marcou nada menos do que a data em que a Microsoft terminou o suporte mainstream desse sistema – o que quer dizer que novas ferramentas, correções e conteúdo não devem ser disponibilizados em atualizações trazidas pela empresa.

Para quem vem acompanhando a página de suporte da Microsoft dedicada aos ciclos de vida de seus SOs, essa novidade não é exatamente inesperada. Da mesma maneira, é importante lembrar que isso não quer dizer o fim completo de suporte à plataforma: como de costume, a empresa ainda vai trazer updates de segurança ao Windows 8, o que ao menos garante que, até 10 de janeiro de 2023, seu SO está relativamente protegido.

Lista de suporte do Windows

Seja como for, o fato é que poucas pessoas vão realmente sentir falta do fim desse suporte. Afinal, o Windows 8 foi um fracasso dos grandes devido a sua mudança de interface para acomodar um mercado de tablets e aparelhos com telas de toque que não vingou. Que o diga o fato de que a Microsoft chegou a dar o Windows 10 de graça para os donos do Windows 8, bem como a presença de mercado de 8% contra os mais de 40% do Windows 7.