Conheça as linguagens de programação que mais crescem no mercado de TI

2 min de leitura
Imagem de: Conheça as linguagens de programação que mais crescem no mercado de TI

A área de tecnologia da informação vai continuar crescendo em 2018 e por isso o mercado vai precisar de mais profissionais qualificados, especialmente em programação. A possibilidade de ter uma remuneração melhor atrai cada vez mais candidatos para atuar como programadores e desenvolvedores. Se animou? Então lembre-se que as linguagens de programação estão sempre sendo aperfeiçoadas, portanto, você precisa continuar estudando e se atualizando constantemente para não enferrujar.

Mas são tantas as possibilidades e cursos que às vezes fica difícil decidir onde concentrar os estudos. Para te ajudar nessa tarefa separamos algumas linguagens de programação que vão crescer ou continuar em alta neste novo ano.

Python

Python é uma das linguagens de programação mais utilizadas nos últimos anos e não deve ser diferente nos próximos tempos. O aumento das demandas em projetos de machine learning, por exemplo, fez com que crescesse muito sua utilização para análise de dados e, consequentemente, também se faz necessário ter mais profissionais que saibam programar em Python.

É uma linguagem versátil e dinâmica, por isso é utilizada por profissionais de frentes diversas, como desenvolvedores web, desktop e full-stack, DevOps, sysadmin, engenheiros de software, entre outros. Não que seja uma regra, mas pode ser um grande diferencial saber programar em Python. Portanto, se você já conhece o sistema ou está pensando em se aprofundar nele, vá em frente.

Java

Tem gente que aposta que o Java tende a cair entre as tantas opções disponíveis em linguagens de programação, mas o mercado diz o contrário. As grandes empresas e plataformas ainda prefere utilizar Java, portanto, existem oportunidades para quem sabe utilizar essa linguagem orientada a objetos.

O Java costuma ser muito utilizado em aplicativos desenvolvidos para Android e é uma boa escolha para quem está em início de carreira na programação. Tem, sido bastante requerido em vagas para desenvolvedores web, engenheiros ou arquitetos de software, entre outros.

Go

Go é uma linguagem relativamente nova, lançada em código aberto pelo Google em 2009, e que atualmente dá suporte a grandes propriedades web da gigante das buscas. O Go é uma das linguagens de programação feitas para a computação moderna, então ela foi pensada para atuar em processadores multicore, sistemas em rede e na computação em nuvem.

Forte concorrente do Java, é um excelente diferencial principalmente para desenvolvedores full-stack, especialistas em DevOps e cientistas de dados.

Kotlin

Outra moderna alternativa ao Java, o Kotlin também figura entre as promessas das linguagens de programação no futuro próximo. Considerada fácil e intuitiva de aprender e usar, tem subido no conceito de desenvolvedores. Um salto na utilização do Kotlin também foi marcado depois que o Google anunciou a linguagem como uma das oficiais para desenvolvimento de aplicativos para Android.

O Kotlin foi lançado em 2011, ainda mais novo que o Go, e caminha bem na busca de maior espaço. Os desenvolvedores de Android vão ganhar um diferencial incrível ao apostar no conhecimento do Kotlin para destacar em seu currículo.

R

O R é uma antiga linguagem de programação e ambiente de desenvolvimento ao mesmo tempo e também cresce na onda do machine learning. É uma linguagem para gráficos e cálculos estatísticos, por isso tem sido amplamente utilizada para análises e programas de estatísticas. Os usuários colaboram com expansões, chamadas de pacotes, o que tem contribuído para o crescimento do R entre as principais linguagens de programação.

A linguagem é antiga porque data da década de 60, mas é muito utilizada entre cientista de dados que lidam com automação de machine learning. Se você pretende trabalhar com desenvolvimento de projetos de machine learning, data warehouse ou projetos que envolvam estatísticas e predição, aposte na linguagem R.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.