Aprenda a fazer GIFs animados com o Motion Stills, novo app da Google

3 min de leitura
Imagem de: Aprenda a fazer GIFs animados com o Motion Stills, novo app da Google

Steve Wilhite, engenheiro da empresa norte-americana CompuServe, foi o responsável por desenvolver um dos recursos mais polêmicos do mundo virtual: os GIFs animados. Durante cerca de 30 anos, as imagens divertidas tiveram uma relação de idas e vindas com a internet, sendo virais entre as décadas de 80 e 90. Contudo, acabaram caindo em desuso pelos internautas por serem consideradas “bregas”. Hoje, a velha animação voltou à tona graças a blogs e páginas de humor.

Desde puxar aquela conversa com o(a) crush até fazer graça entre amigos e criar postagens nas redes sociais do trabalho para atrair a atenção dos clientes... Os GIFS servem para tudo! E, não seria bom criar animações personalizadas? Agora, por meio do Motion Stills da Google, você pode. O aplicativo é uma alternativa ao Boomerang do Instagram e permite gravar clipes de 3 segundos a fim de transformá-los em imagens animadas ou em vídeos. O usuário também pode criar montagens com as figuras capturadas. Entretanto, o melhor da invenção está no fato de que não é necessário estar conectado à internet para usá-la (a não ser para compartilhar o resultado final nas redes sociais) nem ter uma conta na plataforma de busca.

O Motion Stills está disponível para iOS desde junho de 2016, mas, recentemente também agraciou os usuários do Android. Para esse avanço, a empresa revelou que recriou todo o processamento de vídeos. Nessa versão, cada frame de uma captura é processado de forma individual, o que permite estabilizar as imagens e tirar as tremidas. Ou seja, vai parecer que a gravação foi feita com a ajuda de um tripé. Todo o processo acontece em tempo real e, como consequência, possibilita um compartilhamento de conteúdo imediato, já que não é necessário esperar o processamento das figuras.

Outra funcionalidade presente no app é a capacidade de acelerar imagens para inseri-las em um vídeo curto. Com essa tecnologia, é possível aumentar o tempo da velocidade em 8 vezes. Isso acontece porque a Google usa recursos para estabilizar as imagens e mover apenas os itens desejados. Para ajudar ainda mais a edição, o sistema sugere pontos de corte para gerar as melhores figuras.

Apesar das novidades trazidas na versão Android, a ativação de texto para GIFS e a exportação de pinpoint image do iOS não foram incluídas.

Vamos ao que interessa...

Usar o Motion Stills é simples. Ao entrar no app e gravar um vídeo de 3 segundos, você pode escolher entre criar um GIF do filme ou deixá-lo sem editar. Neste caso, vamos com a primeira opção!

Para começar, basta selecionar o “Motion Still” na tela principal. Aqui também é possível escolher capturar as imagens pela câmera frontal ou traseira do celular. Em seguida, enquadre o objeto que você quer transformar em animação.

Depois de gravar, arraste o dedo de baixo para cima a fim de abrir a galeria e tocar na figura que você acabou de capturar. Após essa etapa, você vai encontrar duas alternativas para a edição: ativar ou desativar a estabilização de imagens e remover o som. A última escolha é para quem prefere exportar em forma de vídeo.

 

Por último, toque no botão de compartilhar e selecione o formato desejado. A partir da seleção, é só escolher como compartilhar o conteúdo criado. Dá para enviar diretamente para um amigo, via rede social ou salvar na galeria do celular.

Como dito anteriormente, o Motion Stills permite aumentar a velocidade das imagens capturadas e fazer colagens. Confira abaixo os procedimentos.

Para criar GIFs mais velozes, é necessário ativar o modo rápido no segundo botão de obturador. Depois, clique para gravar e aperte o mesmo local para encerrar a filmagem. Nesse recurso, não há limite de tempo.

O próximo passo é abrir a galeria e procurar a figura capturada. Nessa parte há um terceiro botão de edição, representado pela velocidade. Aqui dá para alterar o tempo de filmagem em 2x, 4x ou 8x. Quando decidir, aperte compartilhar para exportar o projeto em GIF.

Já para fazer uma colagem de animações, é preciso ir até o GIF na galeria e deslizar o dedo da esquerda para a direita. As filmagens aparecerão em uma linha do tempo na parte inferior da tela, e o usuário consegue mudar a ordem ou excluir alguma figura para então salvar ou compartilhar o resultado.

Agora é com você! Inspire-se e crie os seus próprios GIFs animados. Não deixe de mostrar nos comentários como as animações ficaram.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.