Quer economizar 3G/4G do seu Android? Saiba como utilizar o app Datally

2 min de leitura
Imagem de: Quer economizar 3G/4G do seu Android? Saiba como utilizar o app Datally

Felizmente, temos uma infinidade de aplicativos para dispositivos Android para suprir diversas necessidades. Mas muita gente acaba desinstalando vários deles porque o consumo de 3G/4G é muito alto ou rápido. O Datally, app gratuito que o Google acabou de lançar, serve justamente para isso: controlar o uso dos seus dados móveis para economizar sua internet.

O Datally permite gerenciar o gasto da internet no seu aparelho Android para você não gastar toda sua franquia antes do planejado. Geralmente, a operadora até avisa quando a franquia está acabando, mas só isso não é suficiente. O Datally promete que você vai conseguir economizar até 30% no uso dos seus dados móveis.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O que o Datally oferece para você economizar no 3G

O aplicativo do Google vai te mostrar os detalhes do seu consumo de internet móvel. Depois de conceder ao app a permissão para acessar as informações da sua conexão móvel, você vai poder:

  • Ver o quanto cada aplicativo do smartphone está consumindo de dados.
  • Receber uma notificação sobre o volume de dados gastos.
  • Limitar o quanto os seus apps podem consumir da sua franquia.
  • Impedir o uso da internet por aplicativos em segundo plano.

Localizador de WiFi

Você tem o hábito de procurar redes públicas sempre que possível ou necessário? Pois é, muita gente faz isso para economizar os dados móveis do Android. O problema dessa prática é a segurança das redes públicas de WiFi, que nem sempre são confiáveis.

Por isso, o localizador de WiFi é outro destaque do Datally: ele te ajuda a encontrar sinais de WiFi e apresenta avaliações de outros usuários sobre essas redes. O localizador ainda avisa se a rede é aberta ou precisa de senha, além de informar se você consegue a conexão por outro tipo de acesso.

Quer instalar o Datally? Aprenda a usar o app

Agora que você já conhece os benefícios e as características do Datally, vamos ao passo a passo:

1. Depois de instalar o aplicativo pela Play Store, abra o Datally e veja os termos de serviço e a política de privacidade.

2. Toque em continuar e permita o acesso a chamadas telefônicas. O app precisa dessa permissão para analisar os dados móveis.

 3. Toque em "Abrir acesso ao uso" e ative a chave. Em seguida, escolha se deseja compartilhar os dados de desempenho dos seus dados com o Google.

4. O próximo passo é selecionar o seu tipo de rede ou escolher "Não listada", caso ela não seja exibida.

5. Toque em "OK" quando o app solicitar a configuração de conexão VPN; em seguida, selecione “Permitir”.

6. Seu smartphone está pronto para economizar!

Agora você já pode acompanhar e controlar o uso dos seus dados móveis pelos aplicativos. Configure os recursos em "gerenciar dados" e veja o desempenho dos apps que mais estão consumindo seu 3G/4G.

O Datally permite, ainda, consultar seu saldo, além de conferir na tela um diagnóstico sobre o consumo de dados de determinado app em primeiro plano.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.