Android Oreo é a versão menos usada do sistema da Google

1 min de leitura
Imagem de: Android Oreo é a versão menos usada do sistema da Google

O Android Oreo, oitava versão do sistema operacional mais usado no mundo, foi anunciado em março deste ano, sendo oficialmente lançado apenas em 21 de agosto. Quase três meses depois de começar a ser distribuído ao grande público, porém, a taxa de adoção da versão mais recente da plataforma mobile da Google ainda é pífia.

O último relatório do Android Distribution mostrou que a Oreo está presente em apenas 0,3% dos dispositivos Android. Isso o coloca como a versão menos utilizada do sistema, com uma adoção inferior a das versões Gingerbread e Ice Cream Sandwich, ambas com uma fatia de 0,5% e lançadas em 2011.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Atualmente, a versão mais usada do sistema é a 6.0 Marshmallow, lançada em outubro de 2015 e atualmente em 30,9% dos dispositivos Android. Em segundo lugar o Android 5.1 Lollipop, de março de 2015, instalada em 20,8% dos aparelhos com o sistema da Google. Fecha o pódio o Android 7.0 Nougat, de agosto de 2016, com uma fatia de 17,6%.

AndroidAndroid 8.0 Oreo está atualmente em apenas 0,3% dos dispositivos que rodam o sistema da Google.

Tudo isso significa que menos de 21% dos aparelhos utilizam uma versão do Android lançada a partir de 2016: 79% dos gadgets rodam uma versão de 2015 ou antes. Já é notória a demora para que novas versões do Android cheguem aos usuários, e dessa vez não vem sendo diferente.

A título de comparação, o iOS 11, lançado ao grande público em 19 de setembro de 2017, já está instalado em 52% dos aparelhos da Apple. Outros 38% dos gadgets da Maçã utilizam o iOS 10, lançado em setembro de 2016. Por fim, apenas 10% dos portáteis da Apple rodam uma versão anterior.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.