Google consegue saber quando alguém está espiando o que você faz no celular

1 min de leitura
Imagem de: Google consegue saber quando alguém está espiando o que você faz no celular
Imagem: YouTube/Hee Jung Ryu

Se você é daqueles que odeiam quando outras pessoas ficam dando aquela incômoda espiadela na tela de seu celular por sobre o ombro, saiba que, em breve, isso pode se tornar um problema do passado. Isso porque pesquisadores da Google estão trabalhando em uma tecnologia que vai identificar automaticamente quando alguém estiver espiando você e avisá-lo ao mesmo tempo em que esconde o que você está fazendo.

A tecnologia, que deve ser apresentada oficialmente pelos pesquisadores Hee Jung Ryu e Florian Schroff na próxima semana durante a conferência Sistemas de Processamento de Informação Neural, em Long Beach, Califórnia, utiliza uma ideia bastante engenhosa. Com a ajuda da câmera frontal de um Google Pixel em conjunto de sua IA, o software do aparelho simplesmente consegue usar sua detecção de olhar para reconhecer alguém espiando a tela.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Depois disso, como é possível conferir no vídeo acima, é só deixar que o software trabalhe sozinho. Ao identificar alguém, o app de mensagem usado por você, por exemplo, é automaticamente interrompido; junto disso, o aparelho liga o app da câmera, destacando o enxerido com um “vômito de arco-íris”. Quando ela para de espiar, tudo volta ao normal.

Segundo os pesquisadores, o software é capaz de reconhecer um olhar em apenas 2 milissegundos, mesmo em diferentes condições de iluminação ou posições, graças ao fato de todo o processamento ser feito diretamente no smartphone. Se isso vai funcionar bem em celulares menos poderosos, teremos que esperar para descobrir, mas convenhamos que é uma tecnologia muito bem-vinda para chegar aos nossos dispositivos o quanto antes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.