Dificuldades para enxergar? O iOS e o Android te ajudam

3 min de leitura
Imagem de: Dificuldades para enxergar? O iOS e o Android te ajudam

Não é preciso ser da área de fotografia ou design para ter uma ideia sobre a importância da visão em nossa vida. Acha que não? Pois basta lembrar de um exemplo simples e prático: já pensou nas cores que você vê em seu smartphone? No visual das fotos que você edita antes de mandar para o Instagram? 

Estamos tão acostumados a enxergar tudo normalmente que esquecemos que há pessoas que não estão nessa situação. Os portadores de daltonismo, miopia e outros transtornos da visão são exemplos claros disso.  

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Mas o que é isso? 

 

Se você prestou atenção nas aulas de biologia da escola, deve se lembrar de algo relacionado ao daltonismo. Trata-se de um distúrbio da visão que interfere na forma como as pessoas percebem as cores, de modo que os portadores não conseguem distinguir muito bem o vermelho e o verde — e, em casos menos comuns, a dificuldade é para diferenciar azul e amarelo.  

Adaptação 

Pois é, você deve ter imaginado que as coisas não são muito fáceis visualmente para os daltônicos. Porém, temos uma boa notícia: os smartphones possuem recursos de adaptação para quem possui essas condições na visão. Tanto o Android quanto o iOS vêm com opções que permitem que os portadores de daltonismo tenham um pouco mais de conforto para visualizar os elementos da tela. 

 

No iOS, é preciso tocar em “Ajustes” e, em seguida, “Geral”. Depois, vá em “Acessibilidade” e, por fim, “Adaptações de Tela”. Você verá diversas opções para mudar a forma como as informações são mostradas na tela. Toque em “Filtro de Cor”.

Em seguida, basta deslizar a tela para que as cores sejam adaptadas para o daltonismo. Pode parecer um pouco difícil encontrar essas opções, mas pode ter certeza que uma mudança simples como essa vai fazer uma grande diferença na percepção das cores.

 

No Android, basta acessar as configurações do seu celular e buscar o menu relacionado à Acessibilidade. Nele, procure a opção “Display” e selecione o item “Correção de cor”. É importante que você tenha em mente que os nomes que mostramos aqui podem estar diferentes daqueles em seu celular. 

E em outros casos? 

Não é porque os celulares com Android e iOS possuem recursos para deixar as coisas um pouco mais confortáveis para os daltônicos que isso significa que pessoas com outros problemas da visão ficam de fora — basta lembrar daqueles com hipermetropia, que têm dificuldade para enxergar de perto. 

“Mas a tela do meu celular é grande”, você deve ter pensado. Mesmo assim, é bem provável que os textos mostrados na tela continuem pequenos do mesmo jeito, o que pode exigir um esforço bem grande dos olhos para conseguir enxergar palavras pequenas  isso sem falar no dano que o brilho da tela causa para a visão, gerando dor de cabeça, olhos ressecados e outros problemas. 

 

Novamente, há algumas configurações simples que podem ser feitas para que você não precise forçar a visão toda vez que for ler algo no celular. Se você é usuário do iOS, basta acessar os Ajustes e tocar na opção “Tela e Brilho”. No menu que aparecer, selecione “Tamanho do texto” e faça o ajuste conforme ficar melhor para você.  

 

No caso do Android, o recurso pode ser encontrado no menu de Configurações. Há também uma opção mais rápida, caso você não queira alterar demais o tamanho do texto. No menu de Configurações, está a opção “Texto grande”, que aumenta o tamanho no momento em que você a selecionar. 

 

Voiceover e Talkback 

Você já ouviu falar do recurso Voiceover? Trata-se de uma opção de acessibilidade disponível desde a versão 3 do iOS, que permite que o usuário utilize seu iPhone ou iPad mesmo sem conseguir enxergar. Trata-se de um leitor de tela que tem grande precisão e descreve tudo que está sendo mostrado na tela a partir de alguns gestos simples. Por exemplo: um toque no display vai fazer com que o dispositivo descreva o item por áudio, um toque duplo permite ativar ou executar item, e por aí vai. 

Para ativar o recurso, é preciso abrir os “Ajustes” do dispositivo e, em seguida, acessar o menu de “Acessibilidade”. Basta selecionar “VoiceOver” e realizar a configuração de acordo com o que for melhor para você: é possível alterar a velocidade de fala, ativar um recurso de braille e outras opções.



Já no Android, há o recurso TalkBack. O funcionamento dele é semelhante: para ajudar os deficientes visuais, o smartphone descreve o que for tocado, selecionado e ativado pelo usuário, além de repetir as teclas pressionadas no teclado, entre outros recursos.

Para ativar o TalkBack, acesse as Configurações do seu celular e procure o menu de “Acessibilidade”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.