Nota zero: parece que a calculadora do iOS 11 não sabe fazer contas direito

1 min de leitura
Imagem de: Nota zero: parece que a calculadora do iOS 11 não sabe fazer contas direito
Imagem: BBC

Usar o smartphone para fazer contas — das mais rápidas até as mais complexas — é cada vez mais normal. E é ainda mais natural que o usuário confie no resultado exibido na tela. Mas o que fazer quando o aparelho simplesmente começa a errar os cálculos?

É o que tem acontecido com o app de Calculadora para o iOS 11. Já são dezenas de reclamações desde as versões Beta, especialmente nas somas. Aparentemente, operações simples, como 1+2+3, avisam que o resultado é 24 em vez de 6. Isso acontece quando a digitação na tela é rápida, algo comum em quem já tem prática com o aplicativo.

Confira abaixo um dos flagras:

Uma calculadora.

Não, não está faltando estudo para os desenvolvedores: aparentemente, o problema está nas novas animações da Calculadora do iOS. A fração de segundo que leva para o botão ser iluminado e voltar para a cor original significa também um atraso no comando. Isso significa que contas feitas rápidas demais podem resultar em sinais matemáticos sendo ignorados — a conta da animação acima vira 1+23, por exemplo.

No caso de operações simples em que o resultado é quase óbvio, é possível perceber o erro e refazer a conta digitando devagar. Porém, quando muitos números estão envolvidos, pode ser que o usuário não perceba o bug atuando e acabe com uma conta mal feita nas mãos. Por isso, a solução é teclar devagar ou apelar para uma calculadora da App Store.

Apple já está ciente do problema e deve corrigir a falha em uma futura atualização do iOS 11.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.