Desenvolvedor cria “modem virtual” usando microfone e um alto-falante

1 min de leitura
Imagem de: Desenvolvedor cria “modem virtual” usando microfone e um alto-falante
Imagem: ebay

Um desenvolvedor chamado Martin Kirkholt Melhus criou um “modem virtual” para resolver um problema que estava atrapalhando seu fluxo de trabalho. Ele precisava desenvolver código diretamente no computador de um cliente, o qual não tinha acesso à internet. Seu notebook, por outro lado, estava conectado à rede, e Melhus precisava usar o Google e o StackOverflow no seu portátil para conseguir bibliotecas e outras partes prontas de códigos para o seu trabalho. Só que transportar esse material para a máquina desconectava ou reescrever tudo o que via na tela do notebook era um trabalho cansativo. É aí que entra o dito modem.

“Recentemente, eu tenho trabalho com um cliente onde o meu computador para desenvolvimento não tem conexão com a internet. Isso é uma inconveniência enorme, uma vez que a ausência do Google e do StackOverflow impacta na minha produtividade imensamente”, explicou o desenvolvedor em seu blogue.

Como a máquina de trabalho tinha um plugue para áudio de 3,5 mm, ele conectou um microfone no aparelho. No seu notebook, ele desenvolveu um sistema capaz de converter texto em tons de modem a serem emitidos pelos alto-falantes do notebook. O mesmo software foi usado no computador desconectado, mas para descodificar as mensagens de áudio enviadas pelo notebook.

Modem connection

Uma publicação compartilhada por John Biggs (@johnbiggs) em

A velocidade de transferência das mensagens certamente é bem baixa se comparada ao que poderia ser feito com uma conexão com a internet propriamente dita, mas Melhus essencialmente replicou o funcionamento da antiga internet discada, onde esses mesmos tons eram convertidos em informações para que fosse possível navegar na internet.

Caso você queira replicar a experiência de Melhus em casa, basta acessar este link e conferir o passo a passo onde ele explica como resolveu a situação.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.