O Google Apresentações, ou Google Slides, recebeu uma série de novidades. A empresa anunciou as mudanças hoje (27) através de uma postagem em seu blog oficial e explicou que a intenção é tornar os slides que você monta mais bonitos e, simultaneamente, ajudar a economizar tempo. Entre as novidades, a que mais pode contribuir para a agilidade é a nova possibilidade de usar add-ons.

Essencialmente, quer dizer que você poderá instalar extensões de serviços de terceiros dentro do Apresentações e importar ou utilizar conteúdo dessas fontes com mais facilidade. Você pode, por exemplo, importar uma foto do Shutterstock ou do Adobe Stock com apenas poucos cliques e posicionar o elemento diretamente dentro de um slide. Sem esse novo sistema, você teria que abrir uma nova guia, entrar em um desses serviços, procurar uma foto, fazer o download e, só então, fazer o upload para o slide na guia que você estava usando originalmente.

google slides

Além de Shutterstock e Adobe Stock, você pode usar add-ons de: UnSplash, Lucidchart, Balsamiq, Pear Deck e Noun Project.

Google Keep

Fora esses, o Google Keep agora está mais integrado ao Apresentações. Ele funciona mais ou menos como esses add-ons, mas, como é uma ferramenta da mesma desenvolvedora, tem mais espaço e funcionalidades. Você pode, por exemplo, arrastar listas, imagens ou anotações comuns do seu Keep para um quadro com facilidade. Dependendo do tipo de conteúdo, os slides identificam automaticamente o título e a descrição desses elementos para poupar seu trabalho.

google slides keep

Outra função bastante interessante é a possibilidade de linkar slides de diferentes apresentações. Com isso, sempre que você modificar as informações de um slide, os linkados a ele em outros arquivos serão automaticamente atualizados também. Isso é importante para quem tem várias versões da mesma apresentação para mostrar para públicos diferentes, tais como clientes, colaboradores, diretores e etc.

Nesse cenário, muita coisa pode ser relevante para uns e para outros não, o que faz você resumir apresentações ou expandir com mais coisas. Contudo, os detalhes mais centrais sempre permanecem os mesmos. Quando você quiser mudar a quantidade de usuários do seu app, ou atualizar o balaço fiscal da sua empresa para o mais recente levantamento, só é preciso modificar esses números uma vez, e todas as apresentações receberão a alteração.

slides google

Por fim, quando você estiver mostrando alguma apresentação, será possível pular alguns slides que considerados desnecessários para aquela ocasião sem que o seu público perceba. Isso é interessante para quando você está sem tempo para mostrar tudo, mas não quer deixar a sensação de que falou menos do que poderia.

Fora tudo isso, há uma série de melhorias visuais e organizacionais na interface do Apresentações, o que tornou o app mais moderno. Confira todos os detalhes da novidade aqui.

Cupons de desconto TecMundo: