Google apaga backups sem avisar, caso você pare de usar smartphones Android

1 min de leitura
Imagem de: Google apaga backups sem avisar, caso você pare de usar smartphones Android

Se você usava um aparelho Android, mudou para outro celular e pretende voltar para o sistema do robozinho verde, atenção na hora de retomar seus dados! Isso porque a Google tem apagado de seus servidores os backups inativos dos usuários.

Isso foi notado por um usuário do fórum Reddit, que reclamou sobre o sumiço dos seus dados após ele ter migrado para um iPhone e resolvido voltar a usar um smartphone Android alguns meses depois.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

“Na semana passada, olhei meu Google Drive aleatoriamente e a pasta de backup do Android para o meu Nexus 6P estava faltando”, afirmou o usuário. Ele declarou ainda que, em contato com a equipe de suporte, houve a confirmação de que não havia como fazer a recuperação.

Os backups feitos nos dispositivos Android têm uma “data de validade”

De acordo com uma página de ajuda da empresa, “se você não usar seu dispositivo por duas semanas, poderá ver uma data de validade abaixo do backup” com os dizeres “expira em 54 dias”, por exemplo.

Apesar de o ato de apagar arquivos de contas inativas ser uma prática recorrente em serviços de armazenamento em nuvem, a Google não indica claramente o período em que esses documentos estarão disponíveis. Nem por notificações, nem por emails.

Por isso, vale o aviso: fique de olho em seus backups, caso você tenha trocado de sistema operacional, tinha dados importantes em seu smartphone Android e pretende recuperar esses arquivos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.