Siri perde a voz robótica e já fala quase como uma humana no iOS 11
As melhorias na qualidade da voz da assistente virtual da Apple são notáveis e podem ser comparadas em um artigo que explica como isso feito por meio de deep learning

24/08/2017, às 14:51
Além de tantas novidades que o iOS 11 vai trazer, uma delas se destaca bastante: a Apple resolveu “consertar” a voz da Siri, remover o timbre robótico da assistente virtual e substitui-lo por uma voz muito mais humana.
Segundo um artigo muito completo publicado pela própria Apple, tudo se deve aos algoritmos de deep learning desenvolvidos pelos engenheiros da companhia. E o resultado é impressionante.
Diferença notável
O artigo (em inglês) é cheio de termos técnicos e pode ser bastante interessante para pesquisadores e outros profissionais da área. Para os usuários comuns, o mais interessante é perceber a enorme diferença na voz da Siri quando comparadas as versões 9, 10 e 11 do iOS.
Para fazer o teste, acesse este link, role a página até quase chegar no final e, na seção “A New Voice”, na Table 1, você pode ouvir trechos iguais nas três versões do sistema operacional.
Editor do Mega Curioso. Há mais de 10 anos na NZN, Fari é historiador, apaixonado por ciências e tecnologia, e grande admirador das obras de J.R.R. Tolkien.