É oficial: o novo Android 8.0 se chama Android Oreo

2 min de leitura
Imagem de: É oficial: o novo Android 8.0 se chama Android Oreo

Acabou o mistério: a Google acaba de revelar oficialmente o codinome do Android 8.0. A versão mais recente do sistema operacional mais usado no mundo vai se chamar Oreo. A novidade nem chega a ser tão nova assim, visto que esse nome era a principal aposta para a próxima grande atualização da plataforma.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com o Android Oreo, é a segunda vez que a Google adota uma marca de doce para nomear o seu sistema operacional. Em outubro de 2013, a empresa disponibilizou a versão 4.4 da plataforma e deu a ela o codinome KitKat, o famoso chocolate com wafer da Nestlé. Agora, a bolacha da Nabisco é a bola da vez. Lançada em março de 1912, essa iguaria centenária é uma das mais conhecidas do mundo quando se fala nesse tipo de alimentos.

Novidades

Anunciado na última Google I/O, o Android Oreo promete até duas vezes mais velocidade de arranque durante o boot inicial do que os seus antecessores. Além disso, a Google garante ainda que ele poupa recursos de aplicativos rodando em segundo plano, garantindo potência máxima do hardware naquilo que mais interessa.

Entre as novidades da versão mais recente, destacam-se ainda um sistema que autocompleta informações de login sempre que você conceder esse tipo de permissão e também a possibilidade de usar dois aplicativos ao mesmo tempo na tela. Essa função garante um aproveitamento maior do display sem sobrecarregar o sistema.

De forma semelhante ao que acontece no iOS, o Android Oreo vai trazer “pontos de notificação”, que indicam ao lado do ícone de um aplicativo sempre que houver alguma notificação nova. Os Instant Apps, que permitem usar um app direto de um link, sem instalação, também estará presente de forma nativa no novo Android.

A desenvolvedora promete ainda mais proteção graças ao Play Protect e muito mais autonomia para os dispositivos com o novo Android, tudo isso porque ele apresentará um melhor aproveitamento da energia da bateria. Complementam as novidades ainda um pacote inédito de emojis, conforme anunciado recentemente.

Data de lançamento

Apesar de revelar o nome da nova versão do sistema operacional, a Google ainda não deu uma data exata para a chegada do Android Oreo. A companhia afirmou, porém, que hoje mesmo o Android 8.0 já está disponível no Android Open Source Project. Além disso, "em breve" ele deve aparecer nos seus dispositivos próprios, Nexus e Pixel.

Aparelhos de outras fabricantes devem receber o Oreo até o final do ano. "Nós também estamos trabalhando de perto com nosso parceiros e, até o final deste ano, fabricantes incluíndo Essential, General Mobile, HDM Global (Nokia), Huawei, HTC, Kyocera, LG, Motorola, Samsung, Sharp e Sony estão programadas para lançar ou atualizar dispositivos com o Android 8.0 Oreo", escreveu o vice-presidente de gerenciamento de produto do Android Sameer Samat.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.