A Google finalmente confirmou hoje (18) a data de lançamento do novo Android ao mundo, mas, a empresa continua fazendo segredo em relação ao nome do doce que vai acompanhar o Robô em 2018. Contudo, talvez sem querer, a empresa postou um vídeo anunciando a novidade no Google+ com o seguinte nome: “GoogleOreo_Teaser_0817_noDroids (1).mp4”.

Se isso não é indicação suficiente para confirmar de fato que o próximo Android vai mesmo se chamar “Oreo”, só o CEO da Google falando isso no palco vai bastar para tirar suas dúvidas. De qualquer maneira, existe sim a possibilidade de isso ter sido um erro ou de a companhia estar trollando todo mundo — como de costume.

Isso porque, depois que o nome do arquivo recebeu bastante atenção na rede social, a Google removeu o post e republicou o vídeo com outro nome. Agora “Octopus Teaser.mp4”. Caso o novo nome seja mesmo Oreo, essa mudança no post para “Octopus” (“polvo” em inglês) talvez seja algum tipo de disfarce. Lembre-se, contudo, o Easter Egg da última versão Developer Preview do sistema era um polvo bem feinho.

Caso a companhia tenha de fato adotado “Octopus”, a tradição do Android com nome de doce estaria acabando. Fora esse indício mais concreto, o pessoal do CNET tem três teorias sobre o fato de a Google ter escolhido o dia 21 de agosto para o lançamento.

Teorias sobre o fato de a Google ter escolhido o dia 21 de agosto para o lançamento

A primeira seria: o Android O realmente vai se chamar Oreo, e a companhia resolveu organizar um evento às pressas para que a data coincidisse com um eclipse que vai rolar nos EUA no dia 21. E naturalmente, uma banda preta da Oreo cobrindo o recheio branco é o casamento perfeito para a ocasião.

A segunda teoria seria de que a Google é naturalmente perversa e está brincando com os sentimentos dos fãs do Android fazendo o possível para ligar o novo SO ao nome Oreo quando, na verdade, não conseguiu licenciar a marca para este ano. A terceira, e mais sem graça, especula o fato de a Google estar tentando relacionar o Android O ao eclipse pelo simples fato de ser um tópico popular nos últimos dias nos Estados Unidos.

Seja como for, fique ligado ao TecMundo no dia 21 de agosto, a próxima segunda-feira, para tirar essa dúvida. 

Cupons de desconto TecMundo: