Apps que travam constantemente perderão rankeamento na Play Store

1 min de leitura
Imagem de: Apps que travam constantemente perderão rankeamento na Play Store

Você quer adicionar stickers às suas fotos, então procura por “sticker em fotos” na Play Store. Aí você instala um app e, quando vai usá-lo, sofre com travamentos constantes, os famosos crashes, que encerram o programa e obrigam o reinício do processo. No que depender da Google, esse cenário será cada vez mais incomum.

Isso porque a companhia atualizou o seu algoritmo de rankeamento da Play Store a fim de priorizar aplicativos que não “quebram” com frequência. Agora, além de quantidade de downloads, a relevância de um app será determinada também pela sua qualidade e pelo seu desempenho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Aplicativos que funcionam corretamente serão melhores rankeados na Play Store

Para isso, o novo algoritmo utiliza índices recolhidos pela própria plataforma e ainda leva em conta as avaliações feitas pelos usuários. De acordo com a Google, metade das avaliações que dão apenas uma estrela para os aplicativos citam problemas de performance, assim, essa nova fase pode diminuir a audiência de aplicativos problemáticos e servir de incentivo para que os desenvolvedores melhorem as suas criações.

Criadores de aplicativos que desejam assegurar a qualidade de seus produtos podem utilizar o o Play Console, um conjunto de ferramentas capaz de identificar e resolver uma série de questões envolvendo a qualidade de uma aplicação.

“A Google Play se esforça para ajudar as pessoas a encontrarem e descobrirem aplicativos seguros, de qualidade, úteis e relevantes”, escreve o diretor de produto da loja de apps do Android Andrew Ahn. “Ao focar na qualidade e no desempenho do seu aplicativo, você vai ter mais sucesso na Google Play”, finaliza o executivo em sua mensagem aos desenvolvedores.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.