Olha isso! Face VR é surreal ao reproduzir suas expressões faciais em vídeo

1 min de leitura
Imagem de: Olha isso! Face VR é surreal ao reproduzir suas expressões faciais em vídeo
Imagem: Empact Labs

Prestes a demonstrar seu produto aos visitantes da SIGGRAPH 2017 – que acontece a partir da próxima quinta-feira (3), em Los Angeles –, a equipe por trás do Face VR soltou um vídeo assustadoramente fantástico e que dá um gostinho do que essa tecnologia é capaz de fazer: reproduzir as expressões faciais do usuário em uma figura exibida no ambiente virtual, tudo em tempo real.

Criado por pesquisadores de diversas universidades alemãs, o sistema se apoia em câmeras e em uma série de algoritmos para detectar detalhes mínimos do seu rosto. Esse kit já seria incrível por si só se ele ficasse limitado a recriar sua face em um avatar 3D dentro de jogos e aplicações VR, certo? Felizmente, a proposta do software vai muito além disso e consegue aplicar esses dados captados ao rosto de terceiros – tornando a experiência ainda mais imersiva e cheia de possibilidades.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como dá para conferir no clipe acima, o programa consegue transmitir trejeitos, covinhas da boca, jeito de piscar e outras características únicas do usuário à sua contraparte digital. Junte a esse kit um headset de realidade virtual e a receita fica ainda mais completa, oferecendo uma ferramenta que pode ser aplicada tanto a reuniões feitas através da internet – bem mais interativas que as videochamadas tradicionais – quanto a game e outras opções de entretenimento.

Mesmo que a tecnologia tenha essa pegada mais interativa, não é difícil imaginar que esse tipo de funcionalidade possa ser usado para – quase que literalmente – colocar palavras na boca dos outros. Consegue imaginar a confusão que uma novidade como essa, associada ao futuro aplicativo de áudio da Adobe, é capaz de causar? Tudo indica que, se depender desses avanços tecnológicos, vai ficar cada vez mais difícil saber o que é real ou falso na internet.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.