Se você não quer ser pego desprevenido, pode contar com o aplicativo do Climatempo para smartphones, que tem uma função que emite alertas sempre que há a possibilidade de ocorrer uma grande virada no tempo atual. Veja no tutorial abaixo como ativar o recurso. 

Passo 1: Baixe o app do Climatempo no seu celular. A ferramenta está disponível em versões para Android e iOS

Passo 2: Na página inicial do app, toque em "Criar notificação personalizada".

Passo 3: Na tela seguinte, note que há três opções. A primeira é a "Se", onde você vai definir que tipo de alerta o aplicativo deverá exibir. Pode ser quando o dia estiver ensolarado ou nublado, mas também se estiver chovendo, nevando ou com previsão de geada.

Passo 4: Enquanto isso, a aba "Em" define sobre qual local você deseja receber notificações. Você pode definir sua localização atual ou outra região clicando em "Buscar locais" (caso viaje para outra cidade, por exemplo).

Passo 5: A última seção é a "Me Avise", na qual você escolhe em qual período do dia deseja receber os avisos sobre o tempo. É uma solução conveniente, uma vez que, ao contrário de outros aplicativos móveis, não ficará lotando sua central de notificações com avisos desnecessários.

Passo 6: Após completar sua configuração, toque em "Salvar", no canto superior direito da tela. Aqui, é preciso estar logado no app usando seu email ou sua conta do Facebook.

Passo 7: Uma vez concluído o cadastro, você será redirecionado para uma aba chamada "Meus Avisos" – acessível por meio do ícone de sino na página inicial do app –, já incluído o último alerta criado recentemente. Você pode excluir seus alertas a qualquer momento, clicando no símbolo de lixeira que fica ao lado de cada um deles.

Cupons de desconto TecMundo: