3 dos melhores aplicativos para quem anda de ônibus

3 min de leitura
Imagem de: 3 dos melhores aplicativos para quem anda de ônibus

A tecnologia está a serviço de todos, não só de quem usa veículo próprio. Existem vários aplicativos desenvolvidos para quem depende de transporte público. Esses serviços oferecem informações muito úteis, como a localização exata do ônibus que você precisa pegar, quanto tempo ele ainda vai demorar para chegar ao seu ponto, rotas diferentes para um mesmo destino, trechos com trânsito intenso, acessibilidade etc. Saiba tudo isso e escolha o app que mais tem a ver com você. Conheça abaixo 3 deles e suas maiores características. 

1. Cadê o ônibus

O aplicativo Cadê o ônibus  é gratuito e está disponível para Android e iOS. Ele mostra em tempo real onde estão os ônibus da linha escolhida ao longo de todo o seu itinerário.

Ao abrir o app, um mapa do Brasil é exibido para que você selecione o local onde mora. Até o momento, ele está disponível em São Paulo e região, Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR) e Teresina (PI).

Com ele, o usuário visualiza a quantos quilômetros o veículo está da sua localização (que precisa estar ativa) e acompanha todo o deslocamento no mapa do ônibus selecionado. Isso dá uma boa noção de quanto tempo ele ainda demora para chegar ao seu local, mas não há uma previsão de minutos.

É possível também ver os horários de partidas do terminal (dias úteis, sábados e domingos) e, para quem usa metrô e trem, ele ainda oferece informações de todas as linhas — basta selecionar qual delas você quer.

2. Moovit

O Moovit  tem como maior característica a ferramenta “Planejador de viagens”, que não se limita a ônibus. Para usá-la, basta informar os endereços de origem e destino, que ele traça várias opções de rotas com informações de ônibus, metrô, trem e caminhada.

Você pode selecionar um ponto de ônibus no mapa e saber todas as linhas que passam ali, inclusive a previsão de tempo de cada veículo. Se quiser saber sobre uma linha de ônibus, basta ir na opção “Detalhes e horários”, que todas as informações serão oferecidas. O app ainda envia notificações sobre alterações ou problemas nas linhas de ônibus, trens e metrôs.

Se você já traçou uma rota e está em um veículo a caminho, pode também configurá-lo para que avise o local onde precisa descer, seja ônibus, metrô ou trem.

O Moovit está disponível para Android e iOS e é gratuito. No Brasil, já funciona em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), Manaus (AM), Natal (RN), Recife (PE), Salvador (BA) e São José dos Campos (SP). No exterior, está nos Estados Unidos, no Canadá, na Itália e na Espanha.

3. CittaMobi

O CittaMobi mostra no mapa todos os pontos de ônibus ao seu redor e, tocando sobre um deles, você tem informações das linhas que passam por ali e o tempo que cada veículo vai demorar até chegar.

Uma característica  interessante é que ele pode ser configurado para buscar apenas ônibus adaptados para cadeirantes, e outro diferencial é que, através dele, você pode fazer reclamações, como atraso de ônibus, itinerário errado, previsões de chegada erradas e se o veículo não parou no ponto.

O CittaMobi é gratuito, está disponível para Android e iOS e funciona em cidades como Campinas (SP), Colatina (ES), Diadema (SP), Juiz de Fora (MG), Linhares (ES), Maceió (AL), Osasco (SP), Rio Branco (AC), Ribeirão Preto (SP), Recife (PE), Rio Grande (RS), São Caetano do Sul (SP), Salvador (BA), Santo André (SP), Santa Rita (PB), São Paulo (SP), Taubaté (SP) e Volta Redonda (RJ).

Usando um aplicativo assim, você tem todas as informações de que precisa e, no mínimo, vai se acalmar quando estiver atrasado no ponto de ônibus, pois saberá a localização do veículo.

Você já usou algum desses apps? Deixe um comentário!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.