Já pensou em usar emojis como senha? Isso pode ser possível em breve

1 min de leitura
Imagem de: Já pensou em usar emojis como senha? Isso pode ser possível em breve

Os emojis estão em todos os lugares e, em breve, podem ganhar ainda novos espaços, como as senhas de seus serviços na internet. Talvez isso demore um pouco para acontecer, mas pesquisadores da Universidade Tecnológica de Berlim, da Universidade de Ulm e da Universidade do Michigan se uniram para testar o uso de emojis no lugar de números e letras para bloquear a tela de smartphones.

A motivação para essa ideia é simples: enquanto você conta com 10 caracteres quando usa números, os emojis oferecem nada menos do que 2.500 opções. Assim, os cientistas reuniram 53 participantes usuários de Android e os dividiram em dois grupos. Um deles definiu uma senha com figuras de um teclado de 12 emojis individualmente selecionados para cada um deles. O outro, adotou o método tradicional.

Os pesquisadores relatam que os usuários do grupo dos emojis acabavam usando padrões bem definidos para criar a senha, como criar uma pequena história ou então selecionar os emojis dos quatro cantos do teclado.

Após usar a senha por várias vezes, os participantes da pesquisa eram convidados a retornar uma semana depois e redigitar a sequência. Aqui, o grupo que usou o método convencional, com números, se saiu levemente melhor. O grupo dos emojis, porém, relatou ter se divertido mais tentando se lembrar da senha.

E a segurança?

Uma senha fácil de ser lembrada nem sempre é segura, especialmente se ela segue um padrão lógico. Assim, os pesquisadores alertam que utilizar teclas próximas ou sequenciais e também itens posicionados nos cantos de um teclado facilita a vida de alguém que observa o usuário digitando a senha. Entretanto, uma seleção aleatória de emojis se torna muito mais difícil de ser memorizada dessa forma.

Assim, a conclusão do estudo é: desde que criada da forma mais aleatória (ou pelo menos não seguindo um padrão lógico facilmente identificado), as senhas de emoji podem ser seguras, fáceis de memorizar e também muito divertidas.

Você usaria um método como esse para proteger o seu celular ou o seu perfil do Facebook?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.