Misturando conceitos do HoloLens, da Microsoft, com elementos do Gear VR, uma parceria da Samsung com a Oculus VR, um novo acessório para o iPhone pode transformar o celular da Maçã em uma espécie de headset feito sob medida para a realidade aumentada. A ideia do Mira Prism parece ser mesmo antecipar alguns dos planos da Apple para sua linha mobile, já que há uma grande expectativa para que a empresa aposte no AR muito em breve.

Com um visual que lembra mais uma máscara de solda ou óculos de proteção do que um gadget tecnológico, o aparelho tem um funcionamento consideravelmente simples para fazer com que figuras 3D surjam no seu campo de visão e se fundam ao cenário à sua volta. Afinal, basta acoplar o smartphone a um encaixe inclinado e vestir a faixa elástica na cabeça para que o kit funcione de uma forma bem imersiva. Um controle remoto pareado ao conjunto permite ainda apontar para objetos e interagir com eles.

Mira Prism em ação

Partindo do princípio que o sistema é relativamente simples e barato – podendo ser adquirido por cerca de US$ 100 (R$ 317) –, não dá para esperar que o Prism traga uma experiência impecável aos usuários, certo? Segundo o CNET, que teve acesso ao brinquedinho, o aparelho é um equivalente premium – e AR – do acessível Google Cardboard, oferecendo um desempenho inferior ao do HoloLens e com menos detalhes que as demos da Apple para seu ARKit, mas que tem o potencial de levar a realidade aumentada para mais pessoas.

Kit básico do gadget

A Mira tem planos de oferecer uma série de jogos e aplicativos baseados na tecnologia

Esse pensamento, aliás parece realmente nortear o projeto da Mira, que tem planos de oferecer uma série de jogos e aplicativos baseados na tecnologia quando o headset estiver disponível no mercado – algo que deve acontecer a tempo das vendas natalinas deste ano –, especialmente com soluções multiplayer para quem prefere jogar com os amigos. O único detalhe que pode atrapalhar a popularização do equipamento é o timing: um acessório oficial da Apple para o segmento pode enterrar as chances do Prism dar certo.

Cupons de desconto TecMundo: